Por João Sampaio, Jornalista e Diretor do Jornal Acontece
O levantamento da Prefeitura Municipal de Capelinha apontou que o concurso determinado pelo Ministério Público deverá ser realizado para o preenchimento de 236 vagas de níveis superior, médio e básico. A administração municipal informou que ainda poderá haver mudanças.
(VEJA LISTA COM DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS NO FINAL DESTA POSTAGEM)
A maior oferta é para o cargo de auxiliar de serviços diversos, de nível médio, totalizando 74 vagas, seguido por auxiliar administrativo, que soma 25 vagas. Grande parte dos cargos é para a área de saúde, cerca de 50. Dentre elas, tem 12 vagas para técnico em enfermagem, nove vagas para médicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma para ginecologista obstetra, além de nove vagas para dentistas. O valor das remunerações ainda está sendo definido.
O certame foi uma determinação da Promotoria de Justiça para que o município se adequasse à Constituição, que estabelece que cargos públicos devem ser preenchidos por meio de concurso. Dessa maneira, em Capelinha, o exame não vai aumentar o número de servidores, mas substituir os contratados que atualmente prestam serviço. Somente será possível a contratação sem concurso para funções comissionadas de livre nomeação e exoneração. Ainda conforme o Ministério Público, a convocação dos novos servidores deverá ser imediata após a divulgação dos aprovados.
CONCURSO JÁ NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 DEPENDE AGORA DA CÂMARA
O Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores municipais de Capelinha permitirá que o concurso público seja feito conforme as novas regras. A expectativa é que a proposta seja votada na Câmara Municipal ainda em dezembro e, com isso, o concurso possa acontecer ainda no primeiro semestre de 2017.
O Plano de Carreira, Cargos e Salários foi realizado pela Prefeitura de Capelinha por meio de uma empresa especializada, contratada por licitação. Após a sua conclusão, o plano foi encaminhado para a Câmara de Vereadores e para o Sindicado dos Servidores Públicos de Capelinha (Sinserca). O Sinserca realizou alguns estudos e solicitou mudanças à administração municipal, o que foi feito antes da votação pela Câmara.
Após a aprovação do Plano pelo Legislativo, caberá ao Executivo Municipal publicar um decreto efetivando o plano, o que deve ser feito ainda este ano pelo prefeito Zezinho da Vitalina. A expectativa é que também já seja publicado o edital para a contratação da empresa que irá realizar o concurso público. A aplicação das provas, no entanto, irá ocorrer na próxima gestão, do prefeito Tadeuzinho Abreu.
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS
ENSINO SUPERIOR
Assistente social: 9
Contador: 1
Controlador Interno: 1
Enfermeiro: 2
Enfermeiro ESF: 3
Engenheiro agrimensor: 1
Engenheiro agrônomo: 1
Engenheiro ambiental: 1
Engenheiro civil: 2
Farmacêutico: 3
Fisioterapeuta: 3
Fonoaudiólogo: 3
Ginecologista obstetra: 1
Instrutor de Educação Física: 1
Médico ESF: 9
Nutricionista: 4
Odontólogo: 4
Odontólogo ESF: 5
Psicólogo: 5
Total: 62
ENSINO MÉDIO
Assistente administrativo: 6
Técnico em enfermagem: 12
Orientador social: 6
Desenhista de projetos: 1
Técnico agropecuário: 1
Fiscal sanitário: 3
Técnico em meio ambiente: 1
Técnico em informática: 1
Técnico em seg. do trabalho: 1
Total: 32
ENSINO BÁSICO
Auxiliar administrativo: 25
Auxiliar de serviços diversos: 74
Condutor de veículos leves: 8
Condutor de veículos pesados: 5
Fiscal de obras e posturas: 2
Fiscal de rendas: 3
Monitor de esportes: 1
Ofical de serviços – armador: 1
Oficial de serviços – eletricista: 1
Oficial de serviços – pintor: 4
Oficial de serviços – soldador: 1
Operador de máquinas leves: 4
Operador de máquinas pesadas: 3
Total: 132
Fonte: Jornal Acontece – Edição 84 – Dezembro de 2016 | Portal Eletrônico do Jornal Acontece (jornalacontece.net) | É permitida a reprodução deste conteúdo por outros meios de comunicação, desde que citada a fonte integralmente.