Em uma iniciativa inédita em Capelinha, o prefeito Zezinho da Vitalina apresentou na manhã deste dia 20 de dezembro, o Relatório de Mandato 2013/2016. O documento de 200 páginas traz um resumo das obras e ações desenvolvidas em seu governo, além do inventário patrimonial e pessoal da Prefeitura Municipal de Capelinha. O Relatório de Mandato relaciona ainda os últimos convênios assinados, com recursos garantidos para futuras obras, além dos projetos em andamento.
O evento de apresentação do Relatório de Mandato 2013/2016 aconteceu na Câmara Municipal de Capelinha, com a presença de diversas autoridades e demais convidados. “Este documento disponibiliza e facilita a toda a sociedade o conhecimento sobre o trabalho realizado no município e as informações sobre a administração municipal. Governamos na transparência e com respeito ao bem público e encerramos assim o nosso mandato”, declarou o prefeito Zezinho da Vitalina.
Cópias do documento estarão disponíveis para a consulta da população na Biblioteca do Conhecimento e na Biblioteca Maria dos Anjos Lauar. Também foram entregues ao Rotary Club de Capelinha, Loja Maçônica Fidelidade e União, Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Capelinha (Aciac) e Câmara Municipal. O Relatório de Mandato também será encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário em Capelinha.
A iniciativa do prefeito Zezinho da Vitalina de realizar o Relatório de Mandato 2013/2016 foi muito elogiada pelas autoridades presentes. “O prefeito Zezinho entra para a história com este exemplo de transparência”, declarou o presidente da Aciac, Maurício Texeira dos Santos Júnior, o Mauricinho. O evento teve momentos de emoção, principalmente durante a fala do padre Darci. Além de elogiar a transparência da administração municipal, ele aproveitou para agradecer Capelinha e se despedir do município, já que vai se mudar para Felixlândia.
Zezinho da Vitalina encerrou o evento agradecendo a toda equipe e à população de Capelinha. “Encerro meu mandato com o sentimento de dever cumprido e, ainda agora, nos últimos dias do meu governo, mais um motivo de orgulho. Mesmo diante das dificuldades e da crise, consegui pagar integralmente o décimo terceiro de todo o funcionalismo público”, declarou. O valor será depositado na conta do servidor neste dia 20.
***
RELATÓRIO DE MANDATO 2013/2016
Abaixo, na íntegra, o texto de apresentação do Relatório de Mandato 2013\2016.
APRESENTAÇÃO
O Relatório de Mandato 2013/2016 trata-se de uma iniciativa inédita do Executivo Municipal de não apenas dar transparência, mas facilitar a toda sociedade o acesso às informações sobre a Prefeitura Municipal de Capelinha.
O Relatório de Mandato 2013/2016 reúne 200 páginas sobre obras, projetos e programas realizados em todas as áreas. Traz ainda um inventário da estrutura patrimonial e pessoal da administração pública.
O conteúdo do documento é resultado do levantamento realizado pelas secretarias municipais dos quatro anos da gestão. Como a compilação dos dados foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2016, não estão incluídas as informações referentes às últimas semanas do corrente ano.
TRANSPARÊNCIA E CREDIBILIDADE
Com o Relatório de Mandato 2013/2016, a Gestão encerra a sua atuação ratificando o seu compromisso com a transparência e o bem público. É importante destacar que o trabalho nesses últimos quatro anos seguiram o projeto da gestão anterior (2009 • 2012), que possibilitou uma base sólida para que inúmeras realizações pudessem ser conquistadas para o município.
É fundamental ressaltar ainda que todas as conquistas – obras, projetos, recursos, parcerias, entre outras – foram possíveis graças à credibilidade alcançada pela administração municipal. Mesmo em um período de crise financeira e política nacional, a Prefeitura Municipal de Capelinha conseguiu firmar inúmeros convênios que trouxeram verbas e obras para a sua população.
OBRAS
Em 103 anos de história, Capelinha nunca havia recebido tantas obras de pavimentação. Foram garantidos asfalto ou bloquete para mais de 80 vias, seja na área urbana ou na zona rural. Bairros e comunidades inteiras com ruas de terra, agora contam com pavimentação.
A gestão encerra entregando cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo uma já em funcionamento e quatro em fase de acabamento.
Merece destaque especial a construção da Estação de Tratatamento de Esgoto (ETE), ao custo de R$ 5 milhões, e que está em avançada fase de obras e com verba garantida. Mas as conquistas que podem ser conferidas nesse documento se estenderam em todas as áreas e em todo o município.
CONVÊNIOS E OBRAS EM EXECUÇÃO
A Gestão encerra ainda o seu mandato deixando vários convênios assinados e com os recursos já empenhados (veja quadro nas páginas 142 e 143), o que garante a execução das obras, muitas delas já em andamento:
Construção de três creches Proinfância, o que resultará em 564 vagas e cobertura total da educação infantil. Pavimentação no bairro Subestação.
- Pavimentação da avenida Jardim Aeroporto.
- Pavimentação da rua Venda Nova, no bairro Vista Alegre.
- Pavimentação da rua Berilo, no bairro Vista Alegre.
- Pavimentação de trechos das ruas José Pimenta de Figueiredo, Américo Celestino de Almeida, Jacinto José Ribeiro e Maria Moreira Andrade.
- Pavimentação no bairro São Geraldo.
- Construção de 31 módulos sanitários.
Além de recursos para obras, a Gestão 2013/2016 também já garantiu e deve chegar em breve para o município benefícios como:
- Uma ambulância.
- Um veículo tipo van.
- Materiais e equipamentos de saúde.
Que Capelinha se mantenha no rumo do progresso e desenvolvimento sustentável e que continue conhecida como a “Cidade que mais cresce no Vale do Jequitinhonha”.
***
FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELINHA