O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou ordem de serviço para obras de melhoramento e pavimentação de 41 quilômetros nas rodovias MGC-367, MG-114 e LMG-677 entre a cidade e Ijicatu, no município de José Gonçalves de Minas. O valor estimado do empreendimento é de R$ 68 milhões, incluindo obra, material betuminoso e desapropriação. A estrada, reivindicação histórica da população da região, vai melhorar as condições de tráfego de pessoas, ônibus escolares e ambulâncias, além do escoamento da produção de alimentos e minerais do Jequitinhonha e do Sul da Bahia de forma segura e ágil. A solenidade foi na quarta-feira, dia 21, em Virgem da Lapa.
Em seu discurso, Fernando Pimentel ressaltou a importância da obra para a região, que sofria, há muitos anos, com a precariedade do acesso aos municípios. “Vamos ter o asfaltamento completo e acabar com esse tormento que é passar nessa estrada quando chove, e mesmo quando não chove”, disse.
A OBRA
As obras de melhoramento, pavimentação, reforço e ainda o alargamento da ponte sobre o Córrego Virgem da Lapa têm início no entroncamento com a MGC/367; passa pelo distrito de Lelivéldia, em Berilo, e a Comunidade do Cravo, terminando em Ijicatu.
O prefeito de Virgem da Lapa, Harley Lopes, celebrou a conquista tão esperada pela população. “Hoje é um dia especial e histórico para nós. Temos muito a agradecer. Essa obra é de uma grande importância para nós”, disse.
O deputado estadual Doutor Jean Freire, que representou a Assembleia Legislativa no evento, também valorizou o “dia histórico para o Vale do Jequitinhonha”. “Essa estrada irá interligar Belo Horizonte ao Vale do Jequitinhonha por uma região mais segura”, afirmou.
Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, e de Governo, Odair Cunha, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Gustavo Xavier, parlamentares estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região, além de lideranças da região e representantes de movimentos sociais.
FONTE: CENTRAL DE IMPRENSA DO GOVERNO DE MINAS