O governo de Minas Gerais entregou nesta quarta-feira (28/12) em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, máquinas de pavimentação asfáltica para o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CIIAmaje), beneficiando 16 municípios, dentre eles Capelinha, que esteve representada pelo prefeito Zezinho da Vitalina.
O consórcio recebeu no total 11 equipamentos: um caminhão pipa, um caminhão basculante com capacidade de 6 metros cúbicos, um caminhão basculante com capacidade de 12 metros cúbicos, uma grade aradora, um trator agrícola traçado 4×4, um rolo compactador vibratório, um distribuidor de agregados, um caminhão com tanque espargidor de 6.000 litros, uma extrusora, uma betoneira de 600 litros com motor diesel, um veículo motor 1.0 e um veículo tipo picape com cabine dupla 4×4 e motor diesel.
Além de Capelinha, foram beneficiadas também as cidades de Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Carbonita, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro e Turmalina.
O presidente do CIIAmaje e prefeito de Carbonita, Marcos Lemos, agradeceu a entrega dos equipamentos e a confiança do governo em estimular a criação do consórcio entre os 16 municípios da região. “Fica aqui o agradecimento ao governador Fernando Pimentel, que acreditou na nossa região para ser o projeto-piloto do programa Mais Municípios. Por meio desse consórcio, muita coisa já aconteceu, principalmente o resgate do espírito de ativismo, participação e diálogo entre os municípios”, afirmou.
Marcos Lemos lembrou que “pela primeira vez em mais de 20 anos a Amaje recebe um volume grande de equipamentos novos e modernos, já ficando em definitivo no patrimônio da nossa associação. Isso mostra que, mesmo com dificuldades, as coisas têm acontecido no nosso Estado”.
ESTÍMULO
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia e destacou o papel do Estado na iniciativa de estimular a formação de consórcios entre municípios. “O que queremos fazer a partir do consórcio do Alto Jequitinhonha é incentivar a experiência da gestão integrada com o governo do Estado. É fazer mais com menos”, explicou.
O evento realizado em Diamantina compõe o programa “Mais Municípios”. A compra do maquinário foi feita a partir de recursos financeiros previstos em convênio celebrado entre a MGI, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e o CIIAmaje, com investimentos da ordem de R$ 2,05 milhões. O objetivo do programa é a aquisição de equipamentos e veículos para compor a patrulha motomecanizada do consórcio, para uso na execução de obras de pavimentação asfáltica, contemplando a população dos municípios consorciados.
De acordo com Cunha, a execução de obras de pavimentação asfáltica por meio de consórcios vai gerar uma economia significativa de recursos se comparada ao atual modelo, no qual os municípios realizam isoladamente suas licitações, em função da utilização compartilhada de equipamentos. “Significa mais investimentos e mais melhorias, aplicando-se melhor os recursos públicos”, explicou Odair Cunha.
Também participaram do evento o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o secretário-geral Eduardo Serrano, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Gustavo Xavier, e o deputado estadual Jean Freire, representando a Assembleia Legislativa, dentre outras autoridades.
FONTE: CENTRAL DE IMPRENSA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS