Por João Sampaio, Jornalista e Diretor do Jornal Acontece
Um grupo composto por quatro vereadores novatos e um veterano protocolou na manhã desta quarta-feira, dia 28, uma chapa para concorrer à mesa diretora da Câmara Municipal de Capelinha. A composição tem na presidência o mais experiente do grupo, o vereador reeleito Gedalvo Fernandes (PMDB), com os quatro novatos ocupando os demais cargos: Lu do Piedade (PMN) como 1º vice-presidente, João de Dodó (DEM) como 2º vice-presidente, Lé Neves (PSDB) como secretário e João do Maracujá (PMDB) como 2º secretário.
A chapa tem o apoio declarado de pelo menos outros dois vereadores, Wilson Coelho (PSDB) e Ci da Farmácia (PTB), perfazendo um total de sete votos, que é o mínimo necessário para assegurar o comando do Poder Legislativo. A reportagem não conseguiu contato com o vereador Santo Kapeta (PSL) para saber qual seu posicionamento.
OUTRA CHAPA
Mesmo diante do cenário praticamente já definido a favor da chapa encabeçada por Gedalvo Fernandes, uma segunda chapa pode vir ainda a ser protocolada dentro do prazo regimental, que vence às 9h da sexta-feira, dia 30. A chapa teria Gilmar Santos (PTC) como presidente e Cleuber Luiz (PSC) como 1º vice-presidente. Segundo apurou a reportagem do JORNAL ACONTECE, dois vereadores novatos e que apoiaram a campanha de Zezinho da Vitalina podem vir a participar da chapa, mesmo contrariando a orientação de seus respectivos partidos: Tozão (PMDB) como secretário e Avenir do Hospital (PSB) como 2º vice-presidente. Já Ci Mecânico (PHS), eleito pela coligação que apoiou Edir Neves (PV), seria o 2º secretário.
RITUAL DE POSSE
A eleição da Mesa Diretora está marcada para ocorrer a partir das 9h do dia 1º de janeiro, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio. A diretora da Câmara, Cula Sampaio, explicou que, pelo regimento interno, a primeira sessão da nova legislatura é presidida pelo vereador mais velho dentre todos os eleitos, no caso, o próprio Gedalvo Fernandes. Nesta condição, ele dá posse aos demais 12 vereadores, concluindo o primeiro ato solene do dia.
Uma vez que todos os 13 já estão empossados, passa-se então para o segundo ato, que é a eleição da nova mesa diretora. O presidente nomeia um colega para atuar como secretário e outros dois para serem escrutinadores. A eleição é nominal, ou seja, cada vereador declara, um de cada vez, em qual chapa vota. Na sequência, a nova mesa empossa o prefeito eleito, Tadeuzinho Abreu, e a vice, Élida Cordeiro. Por fim, às 11h, ocorre a missa solene na Igreja Matriz.
Fonte: Portal Eletrônico do Jornal Acontece (jornalacontece.net) | É permitida a reprodução deste conteúdo por outros meios de comunicação, desde que citada a fonte integralmente.