A Prefeitura de Angelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, dia 12, um comunicado à população informando sobre as medidas que vêm sendo tomadas e orientações quanto ao risco epidêmico da febre amarela. Segundo a Prefeitura de Angelândia, as medidas obedecem a nota técnica nº 1/17 da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, na qual é declarado o risco epidêmico para febre amarela. Com isso, a vacinação de bloqueio da doença deverá ser iniciada imediatamente, com normas especiais para utilização da vacina.
O bloqueio deverá ser iniciado nos domicílios e peridomicílios dos casos suspeitos e regiões de área afetada ou com suspeita de morte de macacos, estendendo o raio até contemplar todo o município. Assim, as equipes de saúde estarão a partir desta quinta-feira em visita casa a casa nas comunidades que fazem fronteira com os municípios onde já se teve suspeitas, afim de evitar a entrada do vírus no município.
LEIA O COMUNICADO NA ÍNTEGRA
“FEBRE AMARELA
A Secretaria Municipal de Saúde de Angelândia, através da nota técnica nº 1/17 da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, INFORMA:
Diante da declaração de risco epidêmico para febre amarela a vacinação de bloqueio da doença deverá ser iniciada imediatamente, com normas especiais para utilização da vacina. O bloqueio deverá ser iniciado nos domicílios e peridomicílios dos casos suspeitos e regiões de área afetada ou com suspeita de morte de macacos, estendendo o raio até contemplar todo o município.
Assim, as equipes de saúde estarão a partir de hoje, casa a casa nas comunidades que fazem fronteira com os municípios onde já se teve suspeitas, afim de evitar a entrada do vírus em nosso município. Essa é a forma mais segura e organizada de evitarmos a doença. Contamos com a colaboração de todos.
Não podem receber a vacina:
- crianças < 6 meses
- gestantes
- pessoas com câncer
- pessoas em uso de corticoides
- pessoas que estão fazendo quimioterapia e radioterapia
- pessoas transplantadas
- pessoas com HIV
- idosos sem indicação médica
Sinais e sintomas da doenças em humanos:
- febre
- dor de cabeça
- calafrios
- náuseas
- vômito
- dores no corpo
- icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos)
- hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Sinais e sintomas da doença em primatas (macacos) – guariba, bugio- Alouatta spp, mico, soim Callithrix spp, macaco prego – Cebus SP
- Comportamento anormal
- Movimenta-se lentamente
- Não demonstra instinto de fuga
- Segregado do grupo
- Perda de apetite
- Baixo peso (magro)
- Desnutrição
- Desidratação
- Lesões cutâneas
- Secreções nasais, oculares
- Diarréia
Em caso de achado de macaco morto ou ossada desse animal, favor comunicar a secretaria municipal de saúde imediatamente pelo telefone 33 35169003 ou pelo email saude@angelandia.mg.gov.br
TODOS JUNTOS CONTRA A FEBRE AMARELA!!!”