O Grupo CBI Agropecuária/Fazenda Tecad foi um dos três finalistas na Categoria Nacional no 26º Prêmio Ernesto Illy – a mais importante premiação no segmento. Os outros dois vencedores foram Juliana Armelin, do Cerrado Mineiro, e Rafael Marques de Araújo, das Matas de Minas. Os três vencedores concorrerão ao 2º Prêmio Internacional Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, em outubro, em Nova York, nos Estados Unidos. A premiação internacional reunirá 27 representantes do que há de melhor na alta qualidade dos grãos para espresso de 9 países produtores, em uma iniciativa estimulada pelo sucesso e a tradição do Prêmio Ernesto Illy, que revolucionou a cafeicultura brasileira.
Foi a primeira vez que o Grupo CBI/Fazenda Tecad participou do Prêmio Ernesto Illy. A empresa vem se destacando na produção de café especial na região Chapada de Minas, como, por exemplo, a conquista recente do primeiro lugar na Categoria Cereja Descascado no 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Seapa-MG (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Ufla (Universidade Federal de Lavras), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Faepe (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão). Neste concurso, foram 1.853 amostras inscritas e 24 classificadas para a final.
A CBI Agropecuária é uma empresa ítalo-brasileira fundada em 1971. Controlada pelo grupo Italiano Compagnia Bresciana Investimenti S.p.A., a sua unidade operacional está em Minas Novas e a sua sede administrativa, em Capelinha. Com mais de 40 anos de atividades, a CBI Agropecuária trabalha, além da cafeicultura, com silvicultura e pecuária.
A cerimônia de premiação, realizada no espaço Villa Vérico, em São Paulo, contou com a presença de Andrea Illy, presidente da illycaffè, e outros representantes da companhia. Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 2.000 cafeicultores ao longo dos anos.
SOBRE A ILLYCAFÉ
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal.
São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes e hotéis de mais de 140 países.
Líder em ciência e tecnologia do café, a illycaffè é a precursora do espresso, tendo inovado no investimento na qualidade da bebida, com a criação do Prêmio Ernesto Illy, em 1991, para os produtores brasileiros. A illycaffè emprega cerca de 1.200 pessoas globalmente e em 2015 registrou receitas consolidadas de 437 milhões de euros.
FONTES: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ILLYCAFÉ E MINASUL