Teve início na última quarta-feira (22/03) o programa “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, iniciativa que permitirá o fortalecimento do diálogo da Empresa com a comunidade. O primeiro grupo a ser recebido pelo programa foi uma comitiva de empresários de Capelinha, que visitou as áreas da Aperam BioEnergia e conheceu os processos sustentáveis para a produção do carvão vegetal.
Logo no início da manhã, os 23 empresários participaram de uma apresentação e, puderam entender melhor o conceito do Aço Verde. Trata-se do produto final da Aperam feito do carvão vegetal da BioEnergia, fabricado a partir das florestas renováveis de eucalipto. Na ocasião, também foi exibido o vídeo institucional e de segurança da Empresa. O grupo foi recepcionado pelo gestor Raimundo Lima e pela analista técnico Regisllainy Cobucci, da área de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia.
Raimundo Lima, gerente de Relações com as Comunidades, afirma que a participação dos empresários superou as expectativas de público. “Tivemos grande receptividade dos nossos visitantes quando apresentamos nossas práticas sustentáveis e inovadoras utilizadas no processo de produção do carvão vegetal, bem como o potencial de crescimento da empresa no Vale do Jequitinhonha. Nesse sentido, a visita permitiu estreitar os laços com os empresários de Capelinha, como forma de fortalecer o relacionamento da Empresa com os públicos do entorno”, avaliou.
POR DENTRO DA EMPRESA
O dia de campo da comitiva começou com a divulgação da campanha do Dia da Água, realizada pela Empresa nesta semana. Em seguida, o grupo percorreu as áreas da Aperam BioEnergia, observando todo o processo de colheita mecanizada e produção de carvão. O grupo também participou de um almoço na comunidade de Lagoa Grande e foram agraciados com a revista do Balanço Social da Aperam BioEnergia e uma muda de espécie nativa.
Durante a visita, o proprietário da empresa Café Jequitinhonha, Luiz Carlos Moreira Barbosa, agradeceu o convite para a visita na Aperam BioEnergia em nome da comitiva. “Foi uma oportunidade ímpar conhecer a estrutura que esta Empresa possui. A Aperam BioEnergia está a frente do seu tempo, tanto em termos de produção como no desenvolvimento dos processos”, elogiou.
Para o empresário Ildeu Caldeira, do Café Gema de Minas, a visita foi como uma aula sobre reflorestamento de eucalipto. “Sinceramente, eu não conhecia nada sobre o eucalipto. Nunca tinha visto uma operação dessa magnitude e foi uma grande oportunidade poder conhecer de perto a produção do carvão vegetal sustentável”, revelou.
Já o proprietário da Beto Peças, Roberto Cordeiro, conhecia a Aperam BioEnergia, mas se surpreendeu com as tecnologias utilizadas na produção do carvão vegetal sem emissão de poluentes. “A visita superou todas as minhas expectativas. Sabemos que a Aperam utiliza muitas tecnologias, mas ainda não tinha noção do quanto a Empresa é inovadora”, destacou.
NOVAS VISITAS
Ao longo do ano, a Aperam BioEnergia agendará outras visitas com objetivo de apresentar o processo de produção sustentável do carvão vegetal para representantes do setor público, entidades, escolas, dentre outros. A próxima comitiva que participará do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia” será formada por representantes do setor público.
FONTE: COMUNICAÇÃO DA APERAM BIOENERGIA