O Balcão Cidadão, serviço mantido pela Câmara Municipal de Capelinha, encerrou o primeiro semestre prestando um total de 536 atendimentos. Foram 346 auxílios relacionados à saúde, 76 de cidadania, 72 sociais e 42 referentes a associações. O expressivo número mostra a importância do Balcão Cidadão sobretudo para as pessoas de mais baixa renda e estudo. “Percebemos a grande dificuldade das pessoas, principalmente as mais carentes em uma série de serviços públicos essenciais à vida e, desta maneira, decidimos ampliar a atuação do Balcão Cidadão”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Capelinha, vereador Gedalvo Fernandes. Foi o parlamentar, inclusive, que assinou a Resolução nº 002/2017, regulamentando o Balcão Cidadão.
Apesar de muitos dizerem: “Vivemos em um mundo globalizado”, a facilidade de acesso a informações, documentos, órgãos públicos, entre outros, ainda é restrita para muitas pessoas sem acesso ao computador, Internet e sem formação. E é para atender esta demanda que o Balcão Cidadão de Capelinha amplia cada vez mais a sua atuação. Elaboração de currículos, impressão de documentos, orientação para regularização e cadastro de CPF, consultas pela Internet e auxílio na marcação de consultas são alguns dos serviços prestados gratuitamente pelo Balcão Cidadão.
O mês de maior demanda foi março, com 138 atendimentos no total, seguido de maio (110), junho (89), fevereiro (77), abril (66) e janeiro (56). Todo o serviço prestado é gratuito, basta o morador de Capelinha procurar o Balcão Cidadão e fazer o seu cadastro. O encaminhamento da demanda é realizado por duas funcionárias do Balcão Cidadão, mantidas pela Câmara Municipal de Capelinha: Cássia Gomes e Duda Oliveira. O Balcão Cidadão está instalado em um imóvel cedido pela Prefeitura de Capelinha na rua das Flores, nº 275 A, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.