A destinação do lixo produzido no município de Capelinha, com intenção de implantar a coleta seletiva, será discutida nesta terça-feira, dia 19 de setembro, das 18h às 22h, no Salão Paroquial, quando acontece o Fórum Municipal Lixo e Cidadania. A realização é da Prefeitura de Capelinha em parceria com as secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Transportes e Comunicação.
O evento é também realizado pela Educcappe, empresa contratada pelo governo de Minas para realizar, nos municípios mineiros, o projeto Minas Reciclando Atitudes Repensando o Futuro. O projeto visa a implantação da coleta seletiva solidária, a inclusão social dos catadores de recicláveis para garantir mais fontes de renda, a discussão de questões ambientais nos municípios, a sustentabilidade ambiental e ainda a criação de cooperativas e/ou associação de catadores, incluindo assessoria para os grupos de catadores através de capacitação.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum Lixo e Cidadania terá, além do pronunciamento de autoridades, apresentação do projeto Minas Reciclando Atitudes Repensando o Futuro. E também do diagnóstico ambiental participativo e do diagnóstico social realizados pela equipe da Educcappe, através de levantamentos realizados na cidade, com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Transportes e Assistência Social. Foram realizadas visitas ao aterro controlado e aos locais para onde é destinado o lixo produzido em Capelinha. O município conta, atualmente, com coleta convencional de lixo, e há na cidade um grupo de 23 catadores que recolhem lixo em residências, festas e casas comerciais e sobrevivem exclusivamente da coleta de recicláveis.
Os 23 catadores de recicláveis de Capelinha se mostraram abertos à discussão com possibilidade de criação da Associação de Catadores e Recicláveis de Capelinha. No Fórum Lixo e Cidadania, será feita a entrega de kits com 3 camisetas e crachás para o grupo de catadores.
Faz parte ainda da programação do evento uma palestra do engenheiro ambiental e sanitarista Pedro Bicalho Maia, que falará sobre a importância da coleta seletiva. Pedro, inclusive, presta assessoria ao município para instalação de usina de compostagem de lixo em território capelinhense.
O secretário de Transportes e Trânsito de Capelinha, Rogério da Silva Coelho, falará sobre a coleta convencional de lixo na cidade, e informará dados como quantidade de lixo recolhido e os principais desafios.
Haverá ainda intervenção teatral com o grupo Pro-Riso, que apresentará a peça “Coleta Seletiva, eu também faço parte”, espetáculo criado especificamente para a conscientização da população.
CAPACITAÇÃO
Os servidores públicos da Prefeitura de Capelinha, Ronaldo Bueno e Fátima Pimenta foram indicados como referência do projeto Minas Reciclando Atitudes Repensando o Futuro. A adesão ao programa ocorreu no início deste ano pelo prefeito Tadeuzinho Abreu.
Ronaldo, Fátima e o secretário de Transportes Rogério Coelho participaram de capacitações em Belo Horizonte e Araçuaí. Preta Vieira representou a sociedade civil, e os catadores de recicláveis Dona Maria e Lady Laura representaram a categoria.
No mês de novembro, em Belo Horizonte, acontece o Fórum Estadual sobre coleta seletiva.
Mais informações pelo telefone (33) 3516-3325. Na foto, representantes de Capelinha em Belo Horizonte no Fórum Minas Reciclando Atitudes Repensando o Futuro.