A BR-367 – uma das mais importantes ligações de Minas com a BR-101 e o litoral da Bahia –, servirá como cenário para mais uma peregrinação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), pelo interior de Minas em sua pré-campanha para o governo do Estado. Acompanhado por lideranças do Vale do Jequitinhonha, Lacerda vai nos próximos dias 20 e 21 conhecer de perto porque o trecho de 70 km que ainda está na terra deu à BR-367 o apelido de “Vergonha do Vale”: nas épocas de chuva vira um lamaçal e, na estiagem, é puro buraco. “O Marcio Lacerda quer sobretudo conhecer de perto essa realidade e ouvir a população”, diz Vitor Valverde, um dos coordenadores da pré-campanha de Lacerda e nome confirmado em toda a agenda pelo Vale. Valverde foi um dos principais colaboradores de Lacerda na Prefeitura de Belo Horizonte, tendo sido superintendente da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) e secretário de Governo.
“O Marcio Lacerda quer sobretudo conhecer de perto essa realidade e ouvir a população”| VITOR VALVERDE
Na pauta relacionada à BR-367 estão visitas às cidades de Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte, Turmalina e Minas Novas, todas dependentes do asfaltamento da via para escoar madeira, produtos agropecuários e cerâmica para a BR-101 e de lá ganhar o país. Além, é claro, de facilitar o turismo para os moradores de toda a região, já que a estrada é a principal via de acesso ao litoral sul da Bahia (Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Prado, Alcobaça, Mucuri e Caraíva, dentre outras) e norte do Espírito Santo (Conceição da Barra e Dunas de Itaúnas, principalmente).
SAI BR-367, ENTRA MG-214
A segunda parte da agenda de Lacerda pelo Jequitinhonha, segundo informou Valverde, contemplará as cidades de Itamarandiba e Diamantina. Em Itamarandiba, onde Lacerda passará a tarde do dia 21, as condições viárias do Vale novamente entrarão em pauta, uma vez que o pré-candidato chegará à cidade pela MG-214, vindo de Turmalina, via Capelinha. A rodovia possui 99 km de terra no trecho que liga Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves, e seu asfaltamento é considerado uma prioridade para o Alto Jequitinhonha há anos.
Depois de cumprir a agenda em Itamarandiba, Lacerda volta para Capelinha para embarcar, no Aeroporto Regional Doutor Juscelino José Ribeiro, com destino a Diamantina. Desta vez, Lacerda não terá compromissos oficiais em Capelinha, onde esteve em julho do ano passado, durante a 30ª Festa do Capelinhense Ausente. Segundo dirigentes do PSB de Capelinha, a expectativa é que ele volte a Capelinha para cumprir agenda exclusiva na cidade ainda neste primeiro semestre.
TERRA DE JK
Os compromissos de Lacerda em Diamantina começam no início da noite do dia 21. Os organizadores informam que ele desembarcará no Aeroporto de Diamantina às 18h, seguindo direto para um encontro com lideranças de toda a região, na Casa de Juscelino – Museu Histórico. Na sequência, participará de uma seresta e caminhará pelo centro histórico da cidade até a Praça JK. No dia seguinte, Lacerda concederá entrevista a emissoras de rádio e TV locais e, após, embarcará para Belo Horizonte.
Ao término de mais essa visitação ao interior do Estado, Marcio Lacerda estará completando perto de 150 municípios visitados desde o início da pré-campanha, em meados do ano passado. Além de ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda foi também secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Atualmente, é presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos.
Foto: Frente Nacional de Prefeitos/Divulgação