Será inaugurada, na próxima sexta-feira, dia 16, em Diamantina, a unidade do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Regional Alto Jequitinhonha e a sede da Diretoria Regional de Diamantina da Sedese (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social).
O Creas Regional Alto Jequitinhonha será referência na Proteção Social Especial (PSE) para os 24 municípios da região, que tem uma população de 297.994 pessoas (IBGE 2010). Também vai oferecer o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) aos municípios de Couto Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubtischek, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino, atendendo a uma população de 39.170 indivíduos.
A unidade, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi), realiza o acompanhamento psicossocial e jurídico-social de famílias e indivíduos que sofreram violação de direitos, como a violência física, psicológica, sexual, trabalho infantil, entre outras. A equipe do Creas é composta por um coordenador, dois assistentes sociais, dois psicólogos, um advogado, quatro profissionais de nível superior ou médio, dois auxiliares administrativos, um motorista e um auxiliar de serviços gerais.
Proteção Social Especial (PSE)
O Creas Regional Alto Jequitinhonha é um equipamento estadual criado para promover direitos e fortalecer famílias na sua função protetiva. Será o quarto Creas Regional implantado em Minas Gerais – os outros estão em Almenara e Águas Formosas e Peçanha -, que assumiu pela primeira vez, por meio da Sedese, a oferta de serviços de Proteção Social Especial (PSE) de forma regionalizada para um conjunto de municípios, e o papel de articulador da proteção social em todo o Território de Desenvolvimento onde o Creas está localizado. Em Minas Gerais, atualmente, existem 246 Creas, sob a responsabilidade das prefeituras, em 225 municípios.
Como acessar o serviço
A demanda pelo serviço se dá de forma espontânea ou via encaminhamento pelos técnicos da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social; pelo Judiciário e pelos Conselhos Tutelares e Conselho Municipal da Assistência Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dentre outros.
Como nem sempre os casos de violência, abandono e abuso são denunciados, os técnicos da equipe do Creas também realizam a busca ativa, visitando as áreas de maior vulnerabilidade nos municípios, como praças, entroncamentos de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus e trens.
Com esta abordagem é possível atingir a população em situação de rua, crianças e adolescentes com trajetória de rua e ou em exploração sexual, atendendo as necessidades imediatas desses indivíduos e incluindo-os na rede socioassistencial.
Serviço:
Inauguração do Creas Regional Alto Jequitinhonha e da Diretoria Regional da Sedese
Data/horário: 16 de março de 2018 (sexta-feira), às 9h30
Local: Largo Dom João, 191, Centro, Diamantina (MG)
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEDESE (SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL)