Andar de mãos dadas com o desenvolvimento da educação no Vale do Jequitinhonha tem sido um compromisso assumido pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita. A mais recente iniciativa da empresa foi a entrega de cadernos para alunos das escolas públicas de comunidades da região. Além de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino, a ação possibilita aos estudantes a oportunidade de reflexão sobre sustentabilidade, vida saudável e segurança, valores trabalhados no cotidiano da Aperam BioEnergia e presentes nas capas dos cadernos.
Foram contemplados cerca de 1.100 alunos da educação infantil, ensino fundamental ao ensino médio e, ainda, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A distribuição ocorreu em Capelinha (escolas municipais de Santo Antônio do Fanado e Ponte Nova), Itamarandiba (Escola Municipal Joaquim
Moreira Pereira – Comunidade Mandingueiro), Minas Novas (escolas municipais Prof. Paulo Freire – Forquilha, Bemposta e Ribeirão dos Santos), Turmalina (Escola Municipal Mestra Gabriela em Campo Buriti) e Veredinha (Escola Municipal João Corujas de Mendonça). A Empresa fará também a distribuição na Escola Municipal Imbiruçu, em Minas Novas.
O gestor de Relacionamento com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, explica que a iniciativa fortalece o vínculo da empresa com a comunidade escolar e divulga importantes valores para os alunos. “Trabalhamos nas capas mensagens que estimulam uma vida mais saudável, segura e sustentável. São valores da empresa que podem ser desenvolvidos em sala de aula e estarão sempre presentes no cotidiano dos alunos, de forma lúdica e inspiradora”, avalia o gestor.
O conceito das ilustrações apropria-se de elementos da arte urbana para dialogar com o universo infanto-juvenil. Os desenhos são acompanhados de palavras motivacionais ligadas à saúde, segurança e sustentabilidade. A ideia permite que os estudantes sejam protagonistas no ato de fazer escolhas mais conscientes no dia a dia.
CURSO DE HORTAS CASEIRAS
Em uma outra frente de atuação, a Aperam BioEnergia segue, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), promovendo cursos para melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Nesse sentido, as técnicas para o cultivo de uma horta caseira foram ensinadas aos moradores das comunidades de Palmital e Cruzinha, de Minas Novas, durante o curso de Trabalhador Agrícola na Oleicultura Convencional/Implantação, conhecido como Horta Caseira, entre os dias 2 e 7 de abril.
O curso reuniu 24 moradores das comunidades em duas turmas. A dona de casa Amanda Leres de Almeida, de Palmital, conta que a participação no curso de Horta Caseira lhe despertou o desejo de destinar um espaço do seu quintal para criar a sua própria horta. “Sempre tive dificuldade de cultivar hortaliças. Depois do curso, acredito que vai ser mais tranquilo cultivar alimentos orgânicos em casa. Vamos poder oferecer uma alimentação mais saudável para todos, em especial para meu filho João Miguel, de 2 anos. Gostei muito da programação do curso, da organização e da forma prática da instrutora ensinar”, revelou a dona de casa.
O gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, ressalta que a capacitação sobre hortas caseiras oferece às comunidades mais qualidade de vida e economia. “Quando aprendem a cultura de verduras e legumes, as famílias rurais não precisam comprar esses alimentos. Além disso, os produtos excedentes podem ser vendidos e gerar renda para as famílias”, enfatiza o gestor.
Segundo a instrutora do Senar-MG Silene Alves Gandra, o curso ensinou, na prática, todas as etapas para o cultivo de horta de verduras, legumes, raízes, bulbos, tubérculos e frutos. “No curso, as famílias participantes aprendem técnicas e informações sobre produção de mudas e substratos, planejamento da horta, calendário de plantio e rotação de cultura e propagação vegetativa”, detalhou a instrutora.
FONTE: COMUNICAÇÃO DA APERAM BIOENERGIA