A solenidade de elevação à 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar da unidade de Diamantina está programada para a segunda quinzena de maio. O período foi acertado na manhã desta terça-feira, dia 24 de abril, no encontro entre o prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, e o coronel BM Silvane Givisiez, comandante do 4º e 5º Comandos Operacionais dos Bombeiros (COB), com sedes em Montes Claros e Governador Valadares, respectivamente. A data exata será divulgada em breve.
Como Companhia Independente, os Bombeiros em Diamantina passam a ter mais autonomia administrativa, com ampliação da estrutura e também do efetivo. “Abrimos, inclusive, um leque de oportunidade para jovens da região interessados em ingressar na corporação”, declarou o coronel Silvane.
“Atendemos atualmente 49 municípios, alguns a 300 quilômetros de distância de Diamantina. Como Companhia Independente, vamos trabalhar para instalar novos pelotões, e já estamos com um projeto para Capelinha ”, informou o capitão Andrey Márcio Gomes, comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar.
EMPENHO
O Coronel BM Silvane veio a Diamantina para tratar da elevação da unidade à Companhia Independente. “Afirmo que, se não fosse o trabalho e a disposição do prefeito Juscelino Roque de assumir este projeto de elevação à 6ª Companhia Independente, essa conquista não seria possível”, afirmou o comandante do 4º e 5º COBs. “Sabemos da importância desta elevação não apenas para Diamantina mas para toda a região. Estamos trabalhando para fortalecer este território e temos o apoio do governo do Estado, que é fundamental neste processo”, declarou o prefeito. Também participaram do encontro desta quinta, realizado na unidade dos Bombeiros em Diamantina, o secretário municipal de Governo, Thiago Rocha Bellico; o diretor da Rodoviária, Ronaldo Guimarães; o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, capitão Andrey Márcio Gomes, e sua equipe.
MAIS EQUIPAMENTOS E EFETIVO
O capitão Andrey informou que a possibilidade é aumentar o efetivo de 60 para 78 bombeiros militares, inclusive com a possibilidade de trazer de volta para Diamantina membros da corporação que foram transferidos recentemente após a promoção. Também podem ser ampliados os serviços de vistoria e prevenção, além da possibilidade de instalação de novos pelotões na região.
FORÇA POLÍTICA
O comandante da 3ª Companhia dos Bombeiros Militar em Diamantina participou, na tarde de segunda-feira, dia 23, da reunião da Câmara Municipal para falar sobre a elevação da unidade. Em sua fala aos legisladores, o capitão Andrey informou que no Estado há Companhia Independente apenas em Sete Lagoas, Poços de Caldas, Barbacena e Patos de Minas – todos municípios com mais de 130 mil habitantes. “Mas Diamantina, com cerca de 50 mil habitantes, conseguiu mostrar a sua força para o Estado. Tenho certeza que isso só foi possível graças ao trabalho do Executivo, com o apoio do Legislativo, Ministério Público, Polícia Militar e Judiciário. Essa união de forças é que coloca Diamantina em destaque”, declarou o capitão.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE DIAMANTINA