A Aperam BioEnergia recebeu a visita de mais uma comitiva de representantes do poder público de Turmalina, na última quarta-feira, dia 9 de maio. O prefeito do município, Carlinhos Barbosa Xavier, a vereadora Maria Helena Gonçalves da Rocha e demais secretários municipais participaram da visita, que teve como objetivo apresentar os mais recentes investimentos em novas tecnologias da empresa, além de ações que beneficiam as comunidades do Vale do Jequitinhonha.
As etapas do processo de produção do carvão vegetal também foram detalhadas pelos especialistas da Aperam BioEnergia durante o roteiro de visitas. Começando pelas áreas de plantio, colheita até chegar à carbonização da madeira na Unidade de Produção de Energia (UPE) Palmeiras, que fica em Turmalina. Na unidade produtiva, os visitantes conheceram o recém-inaugurado novo forno FAP 2000, maior do mundo para a produção do carvão vegetal, e o queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera.
“O processo produtivo do Aço Verde começa aqui no Vale do Jequitinhonha. A partir das nossas florestas de eucalipto renováveis e com as novas tecnologias que protegem o meio ambiente, produzimos o carvão vegetal que torna o aço da Aperam 100% sustentável” | RAIMUNDO LIMA, GESTOR DE RELAÇÕES COM A COMUNIDADE DA APERAM BIOENERGIA
O Aço Verde, produto final da Aperam South America, que utiliza como matéria-prima o carvão vegetal produzido pela BioEnergia também foi apresentado durante a visita. “O processo produtivo do Aço Verde começa aqui no Vale do Jequitinhonha. A partir das nossas florestas de eucalipto renováveis e com as novas tecnologias que protegem o meio ambiente, produzimos o carvão vegetal que torna o aço da Aperam 100% sustentável”, enfatizou o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.
“Diante de tudo o que vi, ao conhecer de perto cada etapa de produção do carvão vegetal e conversar com os empregados da Aperam BioEnergia pude constatar o quanto esta empresa beneficia a nossa cidade” | CARLINHOS BARBOSA, PREFEITO DE TURMALINA
O prefeito de Turmalina, Carlinhos Barbosa, por sua vez, ficou impressionado com as tecnologias empregadas no processo de produção do carvão vegetal, principalmente, com o queimador de gases, que foi construído por uma empresa prestadora de serviços de Turmalina. “Diante de tudo o que vi, ao conhecer de perto cada etapa de produção do carvão vegetal e conversar com os empregados da Aperam BioEnergia pude constatar o quanto esta empresa beneficia a nossa cidade”, comentou o prefeito.
FONTE: COMUNICAÇÃO DA APERAM BIOENERGIA