Sucessão para governador está embolada em Minas
A mais recente pesquisa realizada para o governo de Minas Gerais aponta para uma disputa acirrada entre três candidatos para ir ao segundo turno. O ex-governador e atual senador pelo PSDB, Antônio Anastasia, aparece com 15%, o atual governador do PT, Fernando Pimentel, tem 12% e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), surge com 9% das intenções de voto.
A pesquisa foi realizada no período entre 5 e 8 de julho pelo Instituto Doxa. O levantamento ouviu 2.500 pessoas divididas proporcionalmente em todas as regiões de Minas. A margem de erro calculada é de 2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número 08013/2018.
Em um segundo pelotão bem abaixo dos três primeiros aparecem os outros quatro pré-candidatos colocados até agora: Rodrigo Pacheco, do DEM, com 2%, e Dirlene Marques (PSOL), Romeu Zema (Novo) e João Batista dos Mares Guia (Rede) estão com 1% das intenções. A pesquisa aponta ainda 19% de indecisos e 40% indicando Branco ou Nulo.
REJEIÇÃO
A pesquisa checou ainda o índice de rejeição dos candidatos e perguntou aos eleitores em quem não votariam de jeito nenhum. A situação ficou a seguinte: Fernando Pimentel em primeiro, com rejeição de 67%, e logo atrás o senador Anastasia, com 55%. Os demais ficaram com os seguintes índices: Rodrigo Pacheco (47%), Mares Guia (46%), Dirlene Marques (44%), Marcio Lacerda (42%) e Romeu Zema (31%).
SEGUNDO TURNO
Nas simulações de segundo turno o equilíbrio é maior ainda e o cenário de empate técnico fica ainda mais evidente. Na disputa entre Pimentel e Anastasia o tucano venceria o petista por 23% a 18%. Lacerda também venceria Pimentel: 22 a 18. E entre Anastasia e Lacerda a disputa seria acirrada, com o tucano com 21% e o ex-prefeito de BH com 18%. Os três cenários mostram praticamente empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 2%.