O candidato ao Governo de Minas João Batista Mares Guia, do partido Rede Sustentabilidade, estará em Capelinha neste sábado, dia 8. A agenda do candidato prevê visitação à Feira Municipal, às 7h, seguida de encontro com lideranças municipais, às 10h30, no Hotel Catuaí.
Mares Guia concorre tendo como candidato a vice Giovanni Corrêa da Silva, médico e vice-prefeito de Caratinga.
Para o Senado, a Rede lançou o missionário evangélico e ex-jogador de basquete Kaká Menezes. Em 2016, Menezes foi candidato a prefeito de Contagem e obteve 19 mil votos. Ele é fundador de uma ONG de ajuda a mulheres moradoras de rua e usuárias de drogas.
Perfil
João Batista Mares Guia nasceu em Santa Bárbara, interior de Minas, em 1948. É casado há 45 anos com Virgínia Rennó dos Mares Guia e tem três filhos: Thiago, Ana e Elisa. Tem ainda seis netos. Formado em sociologia, especializou-se em educação pública básica, sendo consultor profissional com atuação no setor público. “Meu trabalho é ajudar prefeituras e governos a organizar suas redes de ensino e introduzir parâmetros de qualidade na escola pública”, diz.
Luta contra a ditadura militar
Ainda jovem, lutou contra a Ditadura Militar, liderou movimentos estudantis e grandes protestos em Belo Horizonte. Foi perseguido e preso pelo regime autoritário. Durante o exílio, morou no Chile. Foi fundador de jornais da imprensa alternativa e colaborou para todos eles: De Fato, Em Tempo e “Movimento”.
Formado em Sociologia pela UFMG, chegou a ser professor na mesma universidade. Porém, os Anos de Chumbo não deram trégua — impedido de lecionar, foi cassado da instituição de ensino pela Ditadura.
No Parlamento e no Executivo
Nos anos 80, foi deputado estadual em Minas Gerais (1983–1987). De 1989 a 1994, sucessivamente, foi secretário municipal de Educação e secretário municipal de Planejamento Urbano e do Meio Ambiente de Contagem, na Grande BH.
De 1995 a 1998, foi secretário-adjunto e secretário da Educação de Minas Gerais. Nesse cargo, foi o responsável pela universalização do ensino fundamental e do ensino médio público em Minas.
Nos anos 90, especializou-se em educação pública e passou a prestar consultorias para prefeituras e Estados, trabalho esse que exerce até hoje.