O presidente da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, o advogado Nicodemos Evaristo, informou nesta terça-feira, 30/10, por meio de sua conta na rede social Facebook, que a instituição está, a partir de agora, habilitada pelo Ministério da Saúde como unidade de internação em cuidados prolongados.
Na prática, significa que, a partir já do próximo mês, a FHSVP passará a receber um adicional financeiro a título de recompensa pela internação de pacientes graves e que, por motivação justificada, tenham de permanecer internados por período superior ao inicialmente previsto.
Segundo o presidente da Fundação Hospitalar, os recursos adicionais que chegarão ao caixa da instituição são fundamentais no esforço para zerar seu déficit mensal.
“Esse reconhecimento é de extrema importância para o hospital de todos nós porque, com o efetivo recebimento da quantia mensal prevista, dará oportunidade à FHSVP de sair do déficit mensal que a assola desde a sua criação”, comemorou Nicodemos em sua postagem.
A portaria 3510, que trata da habilitação da FHSVP, foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), em sua seção 1, página 209, em ato assinado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.
AGRADECIMENTOS A SERVIDORES E LIDERANÇAS POLÍTICAS
Segundo Nicodemos Evaristo, a habilitação só foi possível graças a um esforço conjunto envolvendo servidores da instituição e lideranças políticas, com destaque para o deputado federal Fábio Ramalho.
“Como presidente da FHSVP, pessoalmente, agradeço ao trabalho da Virginia Maran Sales e Neuma Rodrigues, que trabalharam com afinco no levantamento dos dados, elaboração e reformulação do projeto. Agradeço ao deputado federal Fábio Ramalho, que vem demonstrando capacidade de cumprir com a palavra empenhada, tanto com a destinação de verbas para aquisição de equipamentos, reforma do prédio, manutenção e o trabalho junto ao Ministério da Saúde para que o reconhecimento da unidade hospitalar e publicação da Portaria 3.510 se tornasse realidade, renegociação de débitos na Cemig e Copasa, dentre outros trabalhos que comanda”, escreveu o presidente da FHSVP.
Nicodemos citou ainda o empenho de lideranças políticas capelinhenses, como Gil Duque, que foi candidato a deputado estadual nas últimas eleições, e vereadores municipais.
“Agradeço ao Gil Duque que, no início deste ano, teve audiência com o ministro da Saúde e formulou pedido especial relativamente à habilitação do leito de longa permanência. Também lembrando que há vereadores na Câmara Municipal de Capelinha que trabalharam para que esse benefício se tornasse uma realidade na FHSVP”, relatou Nicodemos.
FOTO: CÉSAR PARANHOS