Em uma escola, a educação dos alunos é responsabilidade de todos os profissionais. Com esse foco, a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia realizaram uma rodada de capacitações para cerca de 600 auxiliares de serviços educacionais das escolas da rede pública de Itamarandiba, Turmalina, Veredinha, Capelinha e Minas Novas. Os encontros foram realizados durante o mês de outubro com a parceria das respectivas Secretarias Municipais de Educação, com o tema “Atitudes, Conhecimentos e Habilidades”.
Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a capacitação ministrada durante o mês integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam, no Vale do Jequitinhonha. “Esses encontros oportunizaram momentos de reflexão sobre o papel do educador que os auxiliares de serviços das escolas possuem e o quanto contribuem neste processo”, frisa Raimundo.
A capacitação teve um bate-papo com a terapeuta nutricional da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Catarina Nogueira, com o tema “Merenda Escolar: do Planejamento ao prato! – Transformando ideias simples em inovadoras”. Em seguida, a psicóloga e professora universitária Katsue Watanabe proferiu a palestra “Competências essenciais para a vida e o trabalho.” A palestra abordou a importância do conhecimento, das habilidades de relacionamento e motivação além de atitudes de empregabilidade como diferenciais competitivos.
Para a auxiliar de serviços educacionais de Veredinha, Cleugênia Fernandes de Abreu, além de proporcionar momentos de descontração e reflexão, o encontro lhe fez pensar sobre a importância que ela tem como educadora em uma escola. “Devemos buscar coisas novas, acreditar mais em nossas capacidades, nos sentir importantes para as pessoas pelo que somos e pelo que fazemos. Esses foram ensinamentos cruciais que aprendi no encontro e que me fará ter ainda mais amor pelo meu trabalho”, detalha Cleugênia.
Valores compartilhados
O momento cultural dos encontros foi o espetáculo “Escolinha do Saber”, apresentado pelo grupo de teatro Pró-Riso, de Capelinha. O espetáculo apresentou e reforçou os conceitos da prática Sou+ saudável, seguro e sustentável, como valores primordiais para o Grupo Aperam, através do teatro foi abordado a importância do uso dos equipamentos de segurança dentro do ambiente escolar.
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA