A unidade do Procon (Procuradoria de Defesa do Consumidor) de Capelinha completa, no próximo dia 20 de junho, três anos de implantação no município com resultados muito expressivos para apresentar.
O principal deles diz respeito ao índice de resolutividade do órgão. O Procon Capelinha conseguiu dar solução extrajudicial, por meio de acordo entre as partes, a 97% de todos os casos que chegaram até a unidade. Assim, somente 3% é que não conseguiram um acordo final e então foram encaminhados ao Poder Judiciário.
O número de atendimentos prestados também tem evoluído. Desde sua inauguração, em junho de 2016, até o último dia 11 de abril, segundo levantamento realizado pela gerência do serviço em Capelinha, com base no cadastro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, um total de 579 atendimentos já haviam sido realizados.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS
2019 (até 11/04): 74 atendimentos
2018: 206 atendimentos
2017: 185 atendimentos
2016: 113 atendimentos
SERVIÇO GRATUITO
Todos os serviços prestados pelo Procon Capelinha são 100% gratuitos para o cidadão e são viabilizados mediante parceria que conta com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Capelinha.
A Câmara Municipal de Capelinha contribui para o funcionamento do Procon por meio do custeio de todo o material de expediente utilizado, e é a responsável pela entrega das notificações escritas. A gerência da unidade é feita por uma servidora cedida pelo Legislativo. A Câmara de Capelinha também arca com a manutenção do espaço. A Prefeitura arca com o aluguel do imóvel e a coordenação executiva.
“O balanço das atividades do Procon Capelinha não deixa dúvidas de que a Câmara Municipal faz muito bem em intensificar as ações do órgão”, ressalta o presidente da Câmara Municipal de Capelinha, vereador Wilson Coelho (PSDB).
RANKING DAS RECLAMAÇÕES
Como ocorre em praticamente todo o país, também em Capelinha as reclamações envolvendo a prestação de serviços ou comércio na área de telefonia celular lidera o ranking, juntamente com queixas relacionadas a eletrodomésticos e ainda veículos. Essas três categorias representam 36% do total de queixas registradas.
Em seguida, com 26% das reclamações, aparecem os serviços essenciais, como telefonia, água, saneamento básico e energia elétrica. Com 24% das queixas, os bancos ocupam a terceira posição no ranking de queixas. Outros serviços privados acumulam os demais 14% das queixas.
ANOTE:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h às 11h e das 13h às 17h
ENDEREÇO: Rua das Flores, 275 – Centro – Capelinha (MG)
E-MAIL: proconcapelinha@gmail.com