Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último dia 21 de setembro, a Aperam BioEnergia realizou uma série de palestras e lançou um concurso de frases, com envolvimento de empregados e alunos de quatro escolas de Campo Buriti, em Turmalina, Lagoa Grande, em Minas Novas, e sede de Itamarandiba. As atividades, realizadas na sexta-feira (20/09), tiveram como propósito promover maior conscientização sobre a preservação e cuidado das árvores e florestas.
“Nossas ações objetivam contribuir para que a atual e as novas gerações estejam ainda mais preparadas para preservar e valorizar o meio ambiente”, explicou a engenheira ambiental da Aperam BioEnergia, Vanessa Marques.
As abordagens tiveram início com as equipes administrativas dos escritórios da Empresa em Capelinha e Itamarandiba, depois levado às demais equipes, por meio dos Diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DSMS). Com o tema “Cuidar das Florestas é contribuir para um mundo mais sustentável”, foram ministradas palestras pelos técnicos operacionais de meio ambiente da Empresa para alunos da Escola Municipal Mestra Gabriela e Escolas Estaduais: São João Batista, Mestre João Silvério e de Lagoa Grande. Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer mais sobre as florestas renováveis cultivadas pela BioEnergia e que compõem o processo produtivo do Aço Verde Aperam.
Os alunos também receberam informações sobre as atividades que reforçam o compromisso socioambiental da Empresa, por exemplo, o projeto de recuperação de áreas degradadas com vegetação nativa Outros pontos discutidos estiveram relacionados aos mitos e verdades sobre os eucaliptos e a importância das árvores para a sociedade.
Formação da nova geração
Para a vice-diretora da E. E. São João Batista, Elaine Costa, a conscientização dos alunos “é de extrema importância para discussão, tendo em vista os sérios problemas ambientais que estamos enfrentando e o papel fundamental que as florestas têm na manutenção da estabilidade do planeta.” Como educadora, Elaine avalia que os profissionais da Educação são peças importantes no processo de formação dos alunos, os quais acabam sendo multiplicadores do conhecimento na família e na comunidade.
Em relação ao concurso de frases, a vice-diretora ressalta o incentivo gerado nos alunos. “O concurso cria um momento de debate sobre a preservação ambiental, de maneira lúdica, incentivando a participação mais efetiva dos alunos, como mudanças de comportamento e atitudes que colaborem com a conservação e preservação ambiental”, disse.
Concurso de frases
Na ocasião, foi feito o lançamento do concurso de frases sobre o tema. Os alunos das escolas envolvidas, que cursam do 6º ano 9º ano, poderão propor frases criativas sobre a preservação das árvores e a sustentabilidade. Cada instituição de ensino selecionará as cinco melhores propostas e enviará para a Comissão Organizadora da BioEnergia. O prazo para entrega é de 21 a 26 de outubro.
O concurso também se estende a todos os empregados da Empresa. Quem desejar participar deve entregar as frases no setor de Meio Ambiente dos Escritórios de Capelinha e Itamarandiba.
A premiação para o autor da frase vencedora do concurso será uma bicicleta, acompanhada de um kit de segurança, com equipamentos de proteção individual para a prática esportiva.
Os critérios de avaliação são: criatividade e clareza na comunicação da proposta (qualidade de criador); autenticidade (qualidade ou condição de autêntico, verdadeiro e real); desenvolvimento do tema (processo de trabalho do autor); qualidade da frase (ortografia, gramática e caligrafia).
Resultado
A comissão avaliadora julgará e escolherá as melhores frases entre 27 de outubro a 1º de novembro. Haverá premiação para aluno e empregado. Os autores ganhadores serão premiados durante solenidades a serem realizadas em novembro, na escola vencedora, e na Aperam BioEnergia.
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA