O voluntariado sempre esteve ligado às boas práticas e iniciativas que fortalecem uma comunidade. Em tempos de pandemia, somar forças é fundamental para reforçar frentes no combate ao coronavírus. E o projeto Aperam Bem Maior tem sido desenvolvido graças ao esforço dessas pessoas que realizam esse nobre trabalho dedicando seu tempo em prol de outras vidas.
“O voluntariado corre nas veias da Aperam. A Fundação Aperam Acesita, por meio do seu Programa de Voluntariado, desenvolve durante o ano ações em prol do desenvolvimento da comunidade em parceria com essas pessoas que disponibilizam seu tempo para ajudar.”
Venilson Vitorino, Presidente da Fundação Aperam Acesita
Em meio à pandemia, esses personagens ganharam ainda mais destaque. Foi por meio da confecção de máscaras, capotes e mobilizando outros voluntários em dever da causa que o projeto Aperam Bem Maior fortaleceu ainda mais seu sentido.
“Sem dúvida que a nossa missão por meio desse projeto ganhou mais solidez com esses parceiros. São muitas mãos trabalhando incansavelmente para que tudo se concretize.”
Venilson Vitorino, Presidente da Fundação Aperam Acesita
Rede de solidariedade
Com a mudança repentina da rotina, foi preciso se reinventar rapidamente. Com isso, Léia Vieira, coordenadora do projeto Todos Pela Fundação Hospitalar, em Capelinha, mobilizou por meio das suas redes sociais diversas costureiras voluntárias para a confecção de máscaras.
“A Aperam fez a doação do material necessário para o desenvolvimento desse trabalho, que resultou na doação de máscaras para os pacientes da Fundação Hospitalar. Ações como essa geram a gratificação tanto pra quem ajuda, quanto para quem recebe.”
Léia Vieira, coordenadora do projeto Todos Pela Fundação Hospitalar, em Capelinha
Fruto da união de costureiras voluntárias no projeto Aperam Bem Maior, no Vale do Jequitinhonha uma associação está sendo estruturada como forma de fortalecer os vínculos entre essas profissionais.
“Tudo começou no trabalho que foi desenvolvido no Centro Social Mali Martim, no projeto Ação Solidária, que contou com o Aperam Bem Maior como parceiro. Assim, está sendo oportunizado a forma de nos organizar, criando a Associação de Costureiras Voluntárias de Itamarandiba. Nossa missão é gerar oportunidades para mulheres sem renda fixa”
Marli Bravo, presidente da Associação de Costureiras Voluntárias de Itamarandiba
Sobre o Aperam Bem Maior
Criado pela Aperam, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, contribuindo com a arrecadação de recursos para ajudar no atendimento das necessidades emergenciais da comunidade, ações voluntárias, geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas que motivam a solidariedade.
Os esforços são direcionados ao atendimento de instituições de saúde, sociais, e até mesmo aos empregados da empresa e seus familiares. O objetivo dessa iniciativa é manter, regionalmente, a corrente do bem, buscando formas para amenizar os impactos gerados pelo coronavírus (Covid-19), estimulando internamente os empregados a se envolver com a causa, assim como outros membros da comunidade a também contribuir com aquilo que estiver ao seu alcance.
Para acompanhar o programa, basta acompanhar as redes sociais da Aperam:
Para visitar o site da empresa, basta clicar neste link.