Para fortalecer as organizações sociais no município de Itamarandiba durante a pandemia da COVID-19, a Aperam BioEnergia realizou, por meio do Programa de Capacitação nas Comunidades, cursos de empreendedorismo e administração de associações.
Foram mais de 52 horas de capacitação com o apoio do Sebrae, CMEI, ACIAI Itamarandiba, Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Centro Social Mali Martin e Senar Minas Gerais.
Entre as instituições que foram beneficiadas estão a Grupo das Costureiras Mulheres de Aço, Associação de Mulheres de Santa Joana, Associação Amar e Renascer (AAMAR) e Ambeje.
“As organizações sociais são grandes articuladoras para o desenvolvimento cultural e econômico dos municípios do Vale do Jequitinhonha. E, por isso, são importantes parceiras da Aperam BioEnergia para promover a melhoria das condições de vida nas comunidades. Investir na capacitação das associações é investir no crescimento sustentável do município.”
Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita
A Associação das Costureiras Mulheres de Aço, por exemplo, nasceu durante a pandemia do novo coronavírus com o objetivo de produzir itens de proteção individual para doação.
“Eu e outras mulheres do município nos organizamos para contribuir com as medidas de proteção durante este período. Os cursos vieram em boa hora, pois estamos engajadas em aprender os procedimentos mais burocráticos para garantir o funcionamento da nossa associação. Já estamos colocando os ensinamentos em prática e compartilhando o conhecimento com outras pessoas do nosso convívio.”
Celina Martins, vice presidente da Associação das Costureiras Mulheres de Aço em Itamarandiba