Você já ouviu alguém chamar o continente africano de Mãe África? É que acredita-se que os primeiros seres humanos vieram de lá: num lugar repleto de lendas, fábulas, personagens heroicos, animais fantásticos e encantamentos. Esses e outros temas irão integrar a programação cultural do projeto Aperam Bem Maior, no próximo domingo (19), às 16h.
O espetáculo Histórias Africanas para crianças será interpretado pela atriz Aléxia Silva, que diz ter se identificado muito com o personagem.
“Essa construção foi muito importante pra mim. Pelas conexões que fui capaz de fazer com o texto e a identificação do mesmo com a minha própria história. E me transportar para um lugar de reflexão da minha memória.”
Aléxia Silva, atirz
Ainda de acordo com Aléxia, poder levar histórias do povo africano para as crianças estimula uma aproximação com outras culturas.
“Nessa contação de histórias, posso mostrar às crianças a representatividade que tem o povo preto, como é lindo, forte e resistente, com uma história e uma cultura fantásticas rodeadas de cores, belezas e sobretudo de um estilo de vida que construiu impérios ao redor do mundo. Esses ensinamentos fazem toda diferença na construção de um mundo igualitário e com menos preconceito.”
Aléxia Silva, atirz
Histórias Africanas para crianças é uma produção DaMa Espaço Cultural, por meio de Mari Antonaci e com dramaturgia e direção de Daniela Alves.
Mais cultura
Além da atração do fim de semana, as redes sociais da Aperam trazem semanalmente conteúdos culturais para a comunidade. No sábado (18), os personagens Melinda e ZéZangão brincam com os espectadores curiosos: O que será que tem dentro desta caixa? Será que é um animal? Ou um objeto? Ou seria ainda uma comida bem gostosa? O mistério irá se encerrar num vídeo bem divertido com a dupla. Os conteúdos das Abelhinhas são uma parceria com o grupo Pro-Riso (Vale do Jequitinhonha).
No domingo (19), a personagem Ariela, juntamente com o seu ursinho Sud, traz mais uma contação para a criançada. A casa dos sonhos conta a história do garoto que planejou uma casa perfeita, mas com materiais bem inusitados.
A disponibilização desses conteúdos é realizada pela Dama Espaço Cultural (Vale do Aço). As histórias integram o projeto Aperam Bem Maior, que busca por meio da cultura levar diversão e brincadeira a crianças em isolamento social.
Aperam Bem Maior
Toda a programação cultural integra o projeto Aperam Bem Maior. Criado pela Aperam, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, entre elas, disponibilização de conteúdo cultural para o público.
Acesse!