Durante cinco dias de aprendizado teórico e prático (23 a 27/11), oito mulheres no Vale do Jequitinhonha finalizaram o curso Artesanato em Tecidos/Peças Íntimas, em Itamarandiba. A ação, voltada para o empreendedorismo feminino na região, aconteceu na sede da Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha (Acodef), cumprindo todas as medidas de segurança para prevenção à Covid-19. A iniciativa foi realizada pela Fundação Aperam Acesita, Aperam BioEnergia e Senar-MG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba.
A iniciativa fomenta o empoderamento feminino na região, trazendo às participantes novas formas de geração de renda e fortalecimento de suas capacidades.
“Estamos incentivando o empreendedorismo feminino no Vale do Jequitinhonha para que mais mulheres sigam os seus sonhos, desenvolvam carreiras sustentáveis e inspirem outras a também potencializarem suas rendas.”
Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita
O curso Artesanato em Tecidos/Peças Íntimas contribuiu não somente para a capacitação de mão de obra local como também promoveu novas formas de geração de renda, incentivando mulheres da comunidade a descobrirem suas habilidades e aptidões.
Para Vânia Souto do Nascimento, o curso é uma oportunidade de aprender novas habilidades e colocá-las em prática. Ela planeja, com a venda das peças, ajudar o marido na construção da casa própria.
“Estou sempre em busca de cursos de capacitação como esse para poder realizar o sonho de trabalhar em casa e ter uma fonte de renda própria. Prestei bastante atenção às aulas que foram importantes para eu aprender a modelar e costurar roupas íntimas. Sou muito grata pela oportunidade de ter uma fonte de renda.”
Vânia Souto do Nascimento, aluna do curso