A Aperam BioEnergia foi homenageada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) pela parceria que as empresas vêm desenvolvendo desde 2012 na região do Vale do Jequitinhonha. Na ocasião em que se celebrou os 72 anos de prestação de serviço da Emater-MG, o Dia do Extensionista Rural e o aniversário do Estado de Minas Gerais, a Aperam BioEnergia recebeu da instituição certificado como Parceira Destaque.
As instituições mantêm uma estreita parceria para a realização anual do Edital de Projetos direcionado à comunidade de produtores rurais dos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina e Minas Novas, onde a Aperam BioEnergia mantém suas operações. O edital busca a melhoria contínua da região e conta com o olhar do Emater-MG para captação e prestação de assistência aos agricultores familiares, potencializando políticas públicas e soluções sustentáveis na região.
Para o diretor de operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, a parceria integra o programa de Desenvolvimento Social Comunitário, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia, sendo a Emater-MG uma parceira essencial para o bom funcionamento do edital.
“Os investimentos em iniciativas que valorizam os talentos das comunidades são possíveis graças à parceria com a Emater-MG, que oferece ferramentas para o empreendedorismo dos produtores rurais e agricultores familiares das comunidades que residem na área de atuação da Empresa.”
Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia
A captação de projetos de melhoria nas comunidades é feita levando-se em conta o acompanhamento, a execução e o monitoramento realizados graças ao trabalho conjunto das instituições, promovendo a inovação na agropecuária e resultando em impactos significativos na qualidade de vida, dignidade e no empreendedorismo de produtores rurais e agricultores familiares.
De acordo com Valmar Gonçalves de Souza, gerente da Emater-MG Regional Capelinha, a parceria entre as empresas é “resultado de uma aprendizagem contínua e baseada no diálogo e na participação das instituições envolvidas”.