O início da carreira profissional é permeado de muitas expectativas, dúvidas e inseguranças. Em um período como o que estamos vivendo, esses sentimentos se tornam ainda mais latentes nos jovens que se lançam ao mercado dando seus primeiros passos. E foi nesse cenário que, na última semana, apesar de todo o contexto que vivenciamos em função da pandemia, 71 estagiários de 14 cidades diferentes, entre Minas Gerais e São Paulo, iniciaram sua jornada de forma 100% online na Aperam South America e Aperam BioEnergia, por meio do Programa de Estágio 2021.
Ao todo, a empresa terá neste ano 144 jovens profissionais atuando em suas unidades, sendo que somam-se ao grupo atual 18 novos estagiários que iniciarão o Programa em março e outros que terão seus contratos renovados pela Aperam. Um dos diferenciais do processo seletivo é que ele foi pautado pela ótica da inclusão com diversidade, contemplando entre os candidatos selecionados 51% de mulheres, 49% de homens e duas pessoas com deficiência.
Para Rodrigo Heronville, diretor de RH e Inclusão com Diversidade da Aperam, mesmo com os desafios impostos pela atual pandemia, a diretoria da empresa seguiu apostando neste programa.
Dados disponibilizados pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), referentes ao mês de janeiro a outubro de 2020, apontaram uma queda generalizada de contratações de estagiários pelas empresas, chegando a uma redução de 38% no período .
“O programa de estágio é uma das portas de entrada de novos talentos em nossa empresa e, mesmo com o atual cenário que vivemos, nos desafiamos a, pela primeira vez, adaptá-lo de forma 100% online, não cancelando-o, e o resultado foi um sucesso! Acreditamos que as mudanças nas relações de trabalho que foram geradas pela pandemia irão se perpetuar e já estamos construindo agora esse futuro e capacitando esses jovens para suas carreiras nesse novo ambiente de trabalho.”
Rodrigo Heronville, diretor de RH e Inclusão com Diversidade da Aperam
“Essa turma de 71 estagiários está em linha com nosso programa de inclusão com diversidade, contemplando bem a diversidade nas regiões em que atuamos, todos eles tendo voz ativa para se expressarem, trazendo novas ideias e energia renovada para a nossa empresa.”
Rodrigo Heronville, diretor de RH e Inclusão com Diversidade da Aperam
A estudante de engenharia química Ana Letícia de Brito Martins integra o novo time de estagiários da empresa na usina em Timóteo e conta que estava com a expectativa alta e ao mesmo tempo receio pelo formato remoto.
“Sempre tive o sonho de trabalhar na Aperam e tive receio de não conseguir demonstrar bem minha personalidade, emoções e reações nesse formato de integração online. Mas fui surpreendida pela organização e pela oportunidade de ter contato com estagiários de outras regiões como do Vale do Jequitinhonha, onde está a Aperam BioEnergia, Belo Horizonte e São Paulo. Isso ampliou nosso vínculo de contato e vamos manter essa interação em um grupo no whatsapp, enriquecendo as trocas de experiências.”
Ana Letícia de Brito Martins, estudante de engenharia química
Ela reforçou ainda que conseguiu absorver todo o conteúdo passado pela empresa, que foi transparente e didática.
“Tivemos todo o suporte e atenção, um momento para trocas de ideias, esclarecimento de dúvidas e um momento em que pudemos também contribuir.”
Ana Letícia de Brito Martins, estudante de engenharia química
Em 2020 a Aperam foi listada no ranking nacional de Lugares Incríveis para Trabalhar elaborado pela FIA Employee Experience (FEEx). A empresa tem as pessoas entre seus principais pilares norteadores e valoriza a inclusão e a diversidade em toda a sua operação.