Apoiar ideias transformadoras com o objetivo de contribuir para mudar a realidade dos municípios em que está presente é um dos objetivos da Aperam BioEnergia. A Empresa cumpre essa missão, como exemplo, por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, criado em 2012, e que já beneficiou mais de 10 mil pessoas do Vale do Jequitinhonha.
A cada ano, a Fundação Aperam Acesita recebe inscrições de organizações sociais locais que têm interesse de colocar suas ideias em prática. Outro compromisso que a Aperam BioEnergia tem é de promover o desenvolvimento econômico nas comunidades de sua atuação, priorizando a contratação de mão de obra, além de realizar compras no comércio local. A iniciativa contribui para a geração de emprego e renda na região.
“Na Aperam BioEnergia, nossa política de trabalho está focada em contratar prioritariamente mão de obra e fornecedores locais. Se não encontramos prestadores de serviço em nossa região, aí buscamos fora. São com essas práticas que reforçamos nosso compromisso de estabelecer relações sustentáveis com os nossos vizinhos, de forma a estimular o crescimento e o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos.”
Edimar Cardoso, Diretor de Operações da Aperam BioEnergia
E quem é parceiro da Aperam BioEnergia e vem confirmar esse compromisso na prática é o Josimar Soares, assistente administrativo na empresa “Só Peças” em Itamarandiba.
“Há mais de 15 anos atendemos a Aperam BioEnergia e vemos essa valorização de empregar pessoas daqui, de contratar empresas da cidade, da região. É muito válida essas ações porque promove a geração de renda, contribui muito com a economia local.”
Josimar Soares, assistente administrativo na empresa “Só Peças” em Itamarandiba
No quadro de efetivo da Empresa, em janeiro de 2021, a Aperam BioEnergia foi responsável por gerar mais de 1.000 empregos diretos, além dos indiretos que envolvem mão de obra temporária e contratação de estagiários.
Desenvolvimento das comunidades
Para a Aperam BioEnergia, apoiar essas propostas significa fortalecer a economia solidária, a inclusão produtiva, o apoio ao empreendedorismo, a valorização dos direitos humanos e o incentivo ao protagonismo dos cidadãos.
Em Itamarandiba, a Associação Amar e Renascer (AAMAR) foi contemplada no Edital com o projeto “Horta Comercial”. Segundo Gilberto Fernandes de Araújo, supervisor da instituição, ter sido contemplado nesta edição foi muito especial.
Em 2020, mesmo com todos os desafios enfrentados em função do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita, realizou mais uma edição do Edital de Projetos sendo contemplados 14 projetos nos Vales do Jequitinhonha. Cerca de 2.400 pessoas foram beneficiadas diretamente com a iniciativa.
“Tenho uma gratidão pela Aperam BioEnergia. Participar dessa oportunidade do Edital significa consolidar um trabalho que transforma a realidade de pessoas que precisam de ajuda, através das atividades que propomos na horta da AAMAR.”
Gilberto Fernandes de Araújo, supervisor da AAMAR
Já em Capelinha, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi contemplada no Edital com o projeto “Cultivar com Sustentabilidade”, que consiste na criação de uma horta que beneficiará a comunidade da APAE e suas famílias. De acordo com a presidente da Associação, Maria José Miranda, de 70 anos, foi por meio da verba do Edital que conseguimos dar início a esse trabalho.
“Nós já recebemos todo o material, de excelente qualidade, e essa horta vai ajudar demais e vai contribuir para a qualidade da alimentação de nossos 165 apaeanos. A nossa região é muito carente, então iniciativas como essas nos ajudam demais.”
Maria José Miranda, presidente da APAE Capelinha
Empreendedorismo e educação
E os investimentos não param por aí. De mãos dadas com as comunidades, a Aperam BioEnergia apoia também a venda de artesanatos, investe em artistas do Jequitinhonha e ainda fortalece a apicultura da região, por meio da parceria com mais de 100 famílias produtoras de mel.
O apoio ao empreendedorismo no Vale do Jequitinhonha é outra iniciativa da Empresa. Em 2020, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, a Aperam BioEnergia realizou o projeto “Mulheres Empreendedoras”, capacitando o público feminino sobre como estruturar seus empreendimentos.
E os educadores, diretores e especialistas em educação também tiveram sua vez nas ações para o desenvolvimento local. Por meio do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, a Empresa construiu um ambiente de trocas de experiências e práticas sobre o ambiente escolar, sobre o ensino e a aprendizagem. Centenas de profissionais das cidades de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Minas Novas e Turmalina participaram dos debates sobre as competências socioemocionais e sua correlação com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).