Ciente de seu papel de promover desenvolvimento nas comunidades em que atua, a Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita, comemora os primeiros resultados dos investimentos feitos através do Edital de Projetos 2020. Desta vez, trata-se do projeto “Mais autonomia nos transportes internos comunitários”, desenvolvido pela Associação das Famílias de Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova, em Capelinha, que beneficia 40 famílias de produtores rurais da comunidade e adjacências.
A Associação teve, por meio do projeto, a oportunidade de adquirir uma carreta agrícola basculante hidráulica que irá auxiliar a comunidade no escoamento de diversos produtos como os de pecuária de leite e corte, pequenos animais e culturas diversas na agricultura para outras localidades dentro e fora da comunidade. Com isso, espera-se que sejam minimizadas as perdas de produção causadas por atrasos no transporte dos insumos, perdas de safras em função da perecibilidade dos produtos e mercadorias produzidas dentro da comunidade. O projeto está fortalecendo também o associativismo e a cooperação da comunidade para a melhoria na renda familiar de todos da localidade.
Para o presidente da Associação, Roque Caetano de Oliveira, a carreta agrícola chegou para mudar para melhor a realidade da comunidade.
“Sobretudo, dos produtores de leite. Além deles, as famílias que trabalham com lavoura também serão beneficiadas, já que por meio da carreta, será facilitado o transporte da produção. As famílias também poderão expandir o cultivo para outras culturas. Ficará mais fácil e ágil para todos, inclusive para os trabalhadores envolvidos.”
Roque Caetano de Oliveira, presidente da Associação das Famílias de Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova
De acordo com Roque, a parceria da Aperam BioEnergia com a comunidade é fundamental para que os projetos da Associação ganhem vida.
“A empresa já atuou em outras iniciativas. Então, a gente vê que o apoio da Aperam BioEnergia somado ao objetivo da entidade resulta num auxílio melhor às comunidades, numa parceria essencial, que ajuda a todos nós.”
Roque Caetano de Oliveira
A execução dos projetos apoiados pelo Edital conta, ainda, com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que realiza um trabalho de apoio aos produtores rurais. Para Ednardo Antônio Fernandes, especialista agropecuário da Emater em Capelinha, que acompanha de perto há quatro anos o trabalho feito pela Aperam BioEnergia, esta é uma iniciativa louvável e que tem contribuído muito com as comunidades locais.
“Esse tipo de ação é uma prova de que grandes empresas e pequenos produtores podem conviver e é uma oportunidade de proporcionar autonomia para que as pessoas possam realizar seus projetos e promover a autossuficiência comunitária”, salienta.
Ednardo Antônio Fernandes, especialista agropecuário da Emater em Capelinha