Inovar em tecnologias sustentáveis na produção do carvão vegetal é uma das premissas da Aperam BioEnergia. A empresa, que chegou ao Vale do Jequitinhonha na década de 1970, tem seu negócio focado na produção e comercialização de carvão vegetal, mudas e sementes a partir das florestas renováveis de eucalipto na região. A Aperam BioEnergia fornece o carvão vegetal para abastecer 100% os altos-fornos da Usina Siderúrgica da Aperam South America, em Timóteo (MG). A atividade no Jequitinhonha é responsável pela geração de aproximadamente 1.000 empregos diretos, além dos indiretos que envolvem mão de obra temporária e contratação de estagiários.
A Empresa tem a inovação em seu DNA, somado ao compromisso de contribuir para o desenvolvimento da região e levando a tecnologia que é produzida no Jequitinhonha para o mundo.
“O nosso objetivo é investir em soluções que reduzam o impacto de nossas atividades ao meio ambiente. A Aperam South America é a única produtora mundial de aços planos especiais a utilizar 100% dessa energia limpa e renovável. Por isso, classificamos o nosso produto como ‘Aço Verde Aperam’.”
Edimar Cardoso, diretor de Operações da Aperam BioEnergia
Dentre as soluções de inovação desenvolvidas, o queimador de gases é uma tecnologia patenteada pela empresa e que reduz significativamente a emissão de fumaça durante a produção do carvão. O FAP 2000, maior forno retangular do mundo para a produção de carvão vegetal, é referência para o setor desde a sua inauguração em 2018. Essas práticas sustentáveis elevam a empresa para um patamar de destaque no mercado por utilizar soluções inovadoras e sofisticadas.
Uso do Carvão Vegetal
Em 2011, a Aperam South America lançou um projeto que é único no mundo: abastecer seus dois altos-fornos com carvão vegetal, uma fonte de energia renovável, reduzindo a dependência externa de matéria-prima (coque) e promovendo a sustentabilidade de suas atividades pela redução da emissão de CO2. O ganho total com o uso do carvão vegetal permite o resgate de aproximadamente 2,9 toneladas de CO2 para cada tonelada de gusa produzido, gerando créditos de carbono.

“Nossas atividades são referência na adoção de modelos de gestão sustentável, no uso intensivo de tecnologia de ponta e inovação. As legislações a que estamos submetidos, somadas às certificações internacionais de qualidade, exigem que trabalhemos em níveis elevados de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.”
Edimar Cardoso
A produção de carvão vegetal no Vale do Jequitinhonha é de aproximadamente 450 mil toneladas por ano e a tecnologia de produção é um grande diferencial da Aperam BioEnergia.
“O Aço Verde Aperam nasce do compromisso que a nossa Empresa tem com a sustentabilidade. Desde a fase do melhoramento genético à carbonização da madeira, prevalece um rigoroso processo para reduzir a emissão de gases, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Edimar Cardoso