Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, a Aperam recebeu em seu escritório de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, um grupo de investidores dos setores imobiliário e alimentício. Os investidores apresentaram uma proposta para a compra do terreno de 62 hectares de propriedade da Aperam com o objetivo de viabilizar a construção de negócios que fortaleçam o desenvolvimento do município. Segundo o grupo, o valor a ser pago seguirá a avaliação de mercado e o terreno será destinado a investimentos voltados para a geração de emprego e renda.
A Aperam tem entre suas prioridades o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Vale do Jequitinhonha. Apesar de não haver interesse na venda das áreas produtivas da Aperam, a empresa concordaria com tal venda desde que os investidores aceitem doar no mínimo 10 hectares ao Município de Capelinha, de forma a viabilizar a implantação do seu Distrito Industrial. A sugestão da empresa é de que o projeto seja coordenado por uma instituição tecnicamente habilitada, em parceria com o executivo municipal.
Apesar de a Aperam necessitar de toda a atual extensão de suas terras para a sustentabilidade do seu negócio, a empresa entende que a proposta dos investidores é tecnicamente fundamentada e trará benefícios para a região.
A Aperam esclarece que a referida área de 62 hectares está em sua posse, apesar da ação de desapropriação em curso. Todavia, antes mesmo da publicação do decreto de desapropriação, a empresa já vinha conduzindo negociações com outros investidores, sempre almejando uma destinação que trouxesse benefícios para o Município de Capelinha.
Uma nova reunião entre os representantes da Prefeitura de Capelinha e estes investidores foi agendada nesta sexta-feira para apresentação da proposta e da oferta de doação de parte da área para construção do Distrito Industrial de Capelinha. A Aperam acredita que tal parceria será muito importante para o município e região.