Mulheres trabalhando juntas para o desenvolvimento e aceleração de suas ideias e negócios. Esse é um dos motes trabalhados no Trilha Delas, programa que tem como público-alvo mulheres empreendedoras do Vale do Jequitinhonha e é desenvolvido por meio da parceria Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita e Sebrae.
Iniciado em maio deste ano, o Trilha Delas acaba de concluir as atividades com a primeira turma do ano, cerca de 35 empreendedoras, que receberam acompanhamento ao longo de quase 100 dias.
O Programa é realizado com foco na valorização das competências, comportamentos e habilidades das mulheres, por meio de sua profissionalização e difusão do empreendedorismo feminino, buscando motivar mais mulheres a se envolver com as atividades propostas.
Compuseram a programação do Trilha Delas uma série de aulas dedicadas a conteúdos exclusivos para as mulheres empreendedoras objetivando trabalhar suas habilidades comportamentais, finanças e ferramentas digitais para tornar seu negócio cada vez mais ágil e sustentável. A dinâmica foi realizada coletivamente e individualmente, por meio das consultorias.
“Acreditamos que a inclusão das mulheres no campo do empreendedorismo, por meio de sua capacitação, fortalece o papel da ala feminina que precisa ocupar espaços de destaque no mundo dos negócios”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. Segundo define, “o Trilha Delas é uma grande teia de fortalecimento das mulheres que geram empregos e dão oportunidade a outras mulheres de ter a sua renda”.
O presidente observa que, “além dos desafios de empreender, realizando diversas atividades ao mesmo tempo, conciliar o tempo de casa com o tempo do mercado, gerenciar o seu próprio negócio, a pandemia da Covid-19 veio como um complicador, aumentando ainda mais os desafios enfrentadas pelas mulheres cotidianamente.
Formada em ciências contábeis, Thays Moreira Soares, da cidade de Capelinha, resolveu empreender há um ano e meio no ramo das semijóias. “Logo de cara, tive um desafio muito grande. Três meses depois que comecei o meu negócio, veio a pandemia e, com ela, muitas dúvidas, medos e incertezas. A minha formação e minha experiência ajudaram muito a manter um equilíbrio, num momento desafiador. Então, fui buscando outras formas de seguir com o negócio – fazendo cursos, estudando muito, analisando a situação em que vivíamos e ainda estamos vivendo, sem deixar que esse período de crise sanitária impactasse muito o meu empreendimento”, relata Thays.
Foi durante esse processo de busca por conhecimento que Thays conheceu o Trilha Delas. Após um ano do início do seu negócio, a empreendedora ingressou no programa. “Posso dizer que o Trilha Delas foi fundamental e está dando uma contribuição enorme para esse sucesso de empreender. Ajudou no setor financeiro, planejamento estratégico e, principalmente, com as redes sociais, que a cada dia mais se torna uma ferramenta de trabalho indispensável dentro da empresa, um dos pontos cruciais de todo empreendimento”, ressalta.
Parceiro da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita, o Sebrae realiza todo processo de capacitação e acompanhamento das empreendedoras. De acordo com o Analista Técnico do Sebrae, Julian Rodrigues, “estimular a formalização dos negócios foi um dos objetivos do Sebrae ao atender esse público. E, mais do que isso, procuramos entregar uma série de ferramentas às empreendedoras que possibilitem a aplicação do que aprenderam, tanto em sua vida pessoal, quanto profissional, com foco na manutenção de melhores resultados”, sublinha.
Sobre a parceria entre a Aperam BioEnergia e o Sebrae, Julian comenta que “o protagonismo da Aperam BioEnergia na articulação do grupo é essencial, pois a Aperam tem uma capilaridade muito grande, mantém um contato direto e permanente com as comunidades, o que facilita muito a integração do trabalho. Então, juntou a necessidade em comum de desenvolver trabalhos mais consolidados com foco na geração de renda, que possibilite aos grupos envolvidos mais protagonismo, com as metodologias que a gente já trabalhava e vinham sendo consolidadas em outras regiões. Com isso, a gente personalizou a Trilha, com base nas necessidades locais”, finaliza.
Nova turma
A Aperam BioEnergia e o Sebrae estão abrindo uma nova turma para o Trilha Delas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de agosto, por meio dos telefones 33 98827.5295 e 33 3516.3636. As vagas são limitadas. O programa terá início no próximo dia 1º de setembro.