A Aperam BioEnergia é uma empresa reconhecida por adotar modelos de gestão sustentável e investir em saúde, segurança, treinamentos, equipamentos, tecnologias, infraestrutura e programas para a melhoria da qualidade de vida dos empregados. Com tudo isso, alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a posição mais alta no ranking de “Lugares Incríveis para Trabalhar” no segmento Agronegócio, na premiação da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com o UOL. As iniciativas da empresa voltadas para pessoas, tanto empregados quanto moradores dos municípios onde atua, são o principal tema da 7ª edição do Conexão BioEnergia, informativo trimestral que é produzido especialmente para a comunidade do Vale do Jequitinhonha.
“Todos os dias nos empenhamos para construir uma Empresa que ofereça oportunidades de crescimento individual e coletivo. E isso se faz garantindo um espaço para transformação de histórias de vida. Escolhemos ouvir as pessoas e, a partir delas, alcançar uma gestão cada vez mais humana. O que significa, além de incentivar a proximidade entre empregados e lideranças, fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade”, afirma Edimar Cardoso, Diretor de Operações da Aperam BioEnergia. A empresa possibilita a transformação da vida de empregados e da comunidade com capacitações diversas, como o curso de Aprendizagem Industrial de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Florestais, realizado em parceria com o Senai, que une aprendizado e fonte de renda.
São várias as oportunidades de qualificação oferecidas pela Aperam BioEnergia às comunidades do Vale do Jequitinhonha. Nos últimos meses, por meio da Fundação Aperam Acesita, a empresa capacitou 50 meninas no programa Futuro do Trabalho, desenvolvido em parceria com a Junior Achievement, que terá uma nova turma em novembro. Com o projeto, as participantes conheceram as carreiras em alta e se sentiram mais motivadas a desenvolver suas habilidades socioemocionais. Outro exemplo é o programa Trilha Delas, em parceria com o Sebrae, que ofereceu acompanhamento a cerca de 35 empreendedoras, ao longo de quase 100 dias. Ambas as iniciativas tiveram como objetivo incentivar a autonomia das mulheres, diminuindo a desigualdade de gênero, estando alinhadas com o Programa Inclusão com Diversidade da Aperam. Essas são apenas algumas das ações de desenvolvimento social da empresa no Vale do Jequitinhonha, que já somam mais de R$118 mil, em 2021.
Outra atividade que contribui para o desenvolvimento comunitário e que ainda preserva a biodiversidade é o Projeto Apicultura, realizado desde 2006 em parceria com associações municipais de apicultores. A empresa concede espaço em suas florestas plantadas de eucalipto para abrigar 13 mil apiários, responsáveis por uma produção anual de 440 toneladas de mel, levando para o mercado produtos competitivos que geram uma receita de R$ 3 milhões para os apicultores.
Saiba mais sobre essas ações e muito mais na nova edição do Conexão BioEnergia, disponível em aperambioenergia.com.br/comunicacao/informativos/conexao-bioenergia.