A Aperam BioEnergia finalizou a entrega dos prêmios aos vencedores da Gincana Ambiental, lançada em setembro, em comemoração ao Dia da Árvore. Quatro escolas da rede de ensino do Vale do Jequitinhonha, das regiões onde a empresa atua, participaram da competição educativa. O objetivo da ação foi motivar os alunos a arrecadar o maior número possível de garrafas plásticas recicláveis (pet). A iniciativa resultou num lote de 12 mil garrafas que deixam de ser descartadas no meio ambiente para serem recicladas.
A premiação contemplou a turma, de cada escola, que mais arrecadou garrafas pet, além do aluno que se destacou pelo maior volume de garrafas coletadas. As escolas participantes da gincana foram a Estadual Presidente Costa e Silva (Minas Novas), e as municipais Dr. Fabiano Otoni Vieira (Capelinha); Joaquim Ferreira (Veredinha) e a Josefina Procópio (Turmalina);
Com a arrecadação de 1.628 garrafas, o aluno Pedro Henrique Rodrigues Macedo, do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Ferreira, venceu o concurso e recebeu uma bicicleta como prêmio. Pedro conta que desejava muito ter uma bicicleta nova e vinha juntando dinheiro para adquirir uma. “Vi na Gincana uma oportunidade legal para antecipar a realização do meu sonho, trocar a minha bicicleta. Quando soube dessa premiação, corri pra mobilizar minha família”, conta o garoto.
De acordo com a mãe do estudante, Francisca Rodrigues, a campanha de arrecadação foi desafiadora. “No dia da entrega para contagem dos litros, não consegui ninguém que pudesse levar os litros para serem entregues, então o Pedro Henrique foi carregando tudo em um carrinho de mão. Essa atitude dele, as suas tantas idas e vindas, sensibilizaram os professores, que se uniram pra ajudar a buscar aqui em casa os sacos com litros”, relata.
“Essa campanha vem motivar os alunos e comunidade a contribuir com a preservação ambiental. A garrafa pet é 100% reciclável, mas seu descarte inadequado traz prejuízos ao meio ambiente”, enfatiza o Técnico Operacional de Meio Ambiente da Aperam BioEnergia, Altieres Fernando Gomes.
A gincana faz parte do projeto Dê Alças à Reciclagem, que tem como propósito estimular as comunidades a reaproveitar materiais frequentemente consumidos e descartados, reduzindo a geração de resíduos que seriam descartados no meio ambiente. Graças a esse processo de reaproveitamento de descartáveis, a Aperam BioEnergia estimula e fortalece a geração de Renda nas Comunidades de influência da empresa, como a produção de vassouras com fibras produzidas a partir das garrafas pet. Essa ação fomenta o trabalho e a geração de renda para os envolvidos nos projetos sociais apoiados pela Aperam BioEnergia, via projeto Dê Alças à Reciclagem, desenvolvido com instituições parceiras. Os materiais excedentes são doados a usina de triagem e reciclagem da região.