A Prefeitura de Capelinha informou que suspendeu por três semanas o atendimento ao público externo em sua sede administrativa. A medida afeta, além da sede da Rua Inácio Murta, também algumas secretarias, como a de Educação e a de Assistência Social. Segundo o comunicado oficial da prefeitura, o atendimento voltará ao normal somente no dia 22 de janeiro (veja banner oficial no final desta postagem).
Serviços de saúde também terão um janeiro de funcionamento precário, informa a prefeitura. O Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), o programa UBS Itinerante, a Academia da Saúde e a Clínica de Fisioterapia funcionarão em escala mínima de funcionários. Nestes casos, o atendimento normal somente será retomado no mês de fevereiro.
CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS
Em resposta à demanda do Acontece, a prefeitura informou que não há qualquer relação entre o funcionamento precário adotado nestas três primeiras semanas do ano e as dificuldades de caixa da prefeitura. “Essa medida se deu em virtude da preparação para a homologação do concurso, solicitação de documentos e preparação para a posse dos aprovados”, diz a prefeitura. A administração também afirma que todos os 92 aprovados serão convocados para a posse, preenchendo todos os cargos previstos no certame.
No ano passado, o prefeito Tadeuzinho Abreu tomou a mesma medida pouco depois de empossado, fechando a prefeitura para atendimento externo por cerca de um mês. A justificativa à época era a necessidade de “colocar a casa em ordem”.
SÓ PROCEDIMENTOS INTERNOS
Desta vez, de acordo com a prefeitura, a administração tomou a medida para promover “a organização interna dos serviços administrativos”. “A Prefeitura de Capelinha comunica que até o dia 22 de janeiro de 2018 realizará apenas procedimentos internos. A medida se dá para organização interna dos serviços administrativos. O mesmo ocorrerá em alguns setores administrativos municipais, que funcionarão em regime de contingenciamento. É o caso, por exemplo, da Assistência Social e da Educação. A administração municipal também prepara a posse e a contratação das pessoas que passaram no Concurso Público”, diz o comunicado.
SEM DENTISTAS
No caso dos serviços odontológicos, o atendimento nos postos de saúde está suspenso até o dia 1º de fevereiro, mas neste caso a justificativa é que os funcionários estão em cumprimento de férias no período. Os casos de urgência e emergência serão atendidos no Ponto de Apoio, que fica na Rua das Flores, 681, no Centro de Capelinha.