Diamantina prepara Carnaval com blocos de rua e bandas tradicionais

Os foliões já estão preparando as fantasias para participar do Carnaval 2018 em Diamantina. Seguindo a tendência nacional, o Circuito de Blocos Carnavalescos ganha novos adeptos a cada ano. Em 2015 foram 12 blocos. No ano passado, somaram 28 e, este ano, já chegam a 31 o número de inscritos. “O modelo de Carnaval baiano, ancorado em abadás e trios, vem perdendo espaço ano a ano para a folia de rua, protagonizada pela própria sociedade civil, em um movimento democrático e espontâneo que teve em Belo Horizonte, em 2012, seu principal marco”, conta Márcia Betânia, secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina.

Além do Circuito de Blocos, a Prefeitura de Diamantina busca a participação de bandas musicais, algumas delas já tradicionais no próprio município. Toda a infraestrutura de segurança, limpeza e higiene, o que inclui a instalação de sanitários em vários pontos da cidade, também já está assegurada pela administração local.

REUNIÃO

O Circuito de Blocos foi tema de uma reunião entre os organizadores e representantes dos blocos na última quinta-feira, dia 4 de janeiro, no Teatro Santa Isabel, em Diamantina. Os participantes relataram inúmeras experiências positivas comprovando a consolidação dos desfiles de rua como o modelo aprovado pelos foliões nos últimos anos.

Um exemplo é o bloco “Me Ampara Senão eu Caio”, que esperava 700 participantes no ano passado, mas no final o número de foliões ultrapassou mil foliões. O sucesso deverá se repetir este ano, já que o grupo está recebendo inscrições de pessoas das mais diversas cidades.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Diamantina informa que o cadastramento de blocos segue até o próximo dia 10 de janeiro. Ele pode ser realizado online link https://goo.gl/APLkpd

MARCA DO CARNAVAL 2018

Diamantina é também “Patrimônio da Alegria”. Com este slogan, junto  com as imagens do Mercado Velho e o diamante, a Prefeitura Municipal  de Diamantina elaborou a marca do Carnaval 2018 de Diamantina, e dá o “start” para a folia no município.

 CONHEÇA DIAMANTINA

O município de Diamantina tem cerca de 56 mil habitantes, incluindo o público universitário, e fica distante 290 km da capital mineira ao Nordeste de Belo Horizonte. Principal cidade do Vale do Jequitinhonha, Diamantina é a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek e da escrava Xica da Silva, dois personagens marcantes na história do país.

Diamantina atrai grande público também nas já famosas Vesperatas: das sacadas de casarões e sobrados históricos, músicos apresentam repertório eclético, variando do clássico ao popular, enquanto casais, famílias e grupos de amigos assistem o espetáculo acomodados em mesas espalhadas ao largo da Baiúca.

O município é muito procurado também pela exuberância de sua natureza, rica em cachoeiras, trilhas e matas, além de abrigar o Parque Estadual do Biribiri, com a vila homônima. Em 1999, Diamantina foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Mais informações:

Telefone: (38) 3531-9537

Email: acaocultural@diamantina.mg.gov.br Mais informações:

Telefone: (38) 3531-9537

Email: acaocultural@diamantina.mg.gov.br

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE DIAMANTINA