Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita apresentam Balanço Social 2021

Evento de lançamento no Escritório da Aperam BioEnergia em Capelinha

Ciente do seu compromisso com a comunidade do Vale do Jequitinhonha, a Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita lançaram, na última segunda-feira (23), seu Balanço Social 2021. Por meio de uma revista, nos formatos físico e virtual, os colaboradores da Aperam BioEnergia e a comunidade poderão conferir os investimentos realizados pela empresa no ano passado. 

Para o lançamento, estão sendo realizadas uma série de eventos, tanto internamente na empresa, quanto nas cidades de atuação da Aperam BioEnergia – Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

A iniciativa tem como foco tornar público os resultados das ações de Responsabilidades Sociais, Ambientais e Econômicas, desenvolvidas pela Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita em 2021. 

O destaque do ano foi o investimento em pessoas. Mais de 90 mil vidas foram impactadas por meio dos projetos realizados nos formatos presencial e online. “As pessoas são a principal mola propulsora para a série de ações que realizamos”, relata o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. 

O Balanço Social ainda reforça o lema da atuação da Aperam no Vale do Jequitinhonha ao longo de quase cinco décadas: atuar com responsabilidade social no uso dos recursos e no relacionamento com a comunidade. “Focamos em uma política constantemente reformulada a partir de uma relação pautada pelo respeito e pelo diálogo com as comunidades onde a Aperam BioEnergia atua”, comenta o Diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso. 

Ao longo de 2021, diversas parcerias se mantiveram, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades no Vale do Jequitinhonha, segundo observa Venilson. “Instituições públicas, governamentais e não governamentais foram indispensáveis no fomento das ações. Para alcançarmos os resultados, contamos com o apoio de multiplicadores dos projetos, que são nossos parceiros”.

O Balanço Social traz ainda destaques como o Edital de Iniciativas Ambientais, que teve sua primeira edição lançada no ano passado, e o Selo Semad Recomenda, emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A honraria contemplou os programas Manejo Integrado de Pragas (MIP) e o Edital de Projetos Sociais da Fundação Aperam Acesita.  O formato virtual do Balanço Social está disponível, e pode ser acessado no site https://aperambioenergia.com.br/