O projeto turístico Skyline Diamantina, uma iniciativa da turma do curso de turismo (matérias de roteiros e projetos turísticos) da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), promete inovação no turismo em Diamantina. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina e também da turismóloga e empresária Ana Paula Falci, proprietária da Agência Minhas Gerais, que acompanhou a apresentação e ofereceu o transporte do pessoal até os monumentos. O Skyline foi representado pelos alunos Diego Ávila, Letícia Derigo, Jeferson Vieira, Pedro Fernandes, Luan Pereira, Bruna Elisa, sob a orientação do professor Ronaldo Flaviano de Souza Junior.O projeto foi apresentado no último dia 17 de fevereiro, sábado.
Skyline é um conceito utilizado na área da arquitetura e urbanismo, relacionado à visão, que identifica um determinado panorama urbano através da silhueta formada na paisagem. Por meio da contemplação da área natural circundante, das grandes torres e monumentos, das características da arquitetura e demais pontos específicos de cada lugar, forma-se a identidade visual e simbólica da cidade.
“O aumento do leque de atrativos da cidade estimularia a permanência do turista por mais tempo no destino”
A proposta é tornar o Cruzeiro Luminoso e o Mirante do Caminho dos Escravos locais onde se pode admirar e contemplar a beleza de Diamantina vista do alto. O projeto prevê que estes locais sejam estruturados com equipamentos de segurança, limpeza, iluminação e estacionamento para melhor receber o turista. “Poderia ser gerada renda por meio de taxas de estacionamento e passeio guiado e/ou comercialização de souvenirs. Seria disponibilizada uma van, saindo de um ponto específico da cidade em direção aos atrativos nos finais de semana e feriados, com a possibilidade de oferta do passeio em outros dias para grupos durante a alta temporada”, declaram os autores do projeto Skyline.
Segundo eles, a efetividade do projeto pode gerar lucro para a comunidade com baixo investimento, contando com o apoio tanto do poder público e parceiros da iniciativa privada. “O aumento do leque de atrativos da cidade estimularia a permanência do turista por mais tempo no destino, além de instigar na população o sentimento de pertencimento e a valorização de sua identidade por meio de ações conscientizadas”, acrescentam.
Visite a página do Projeto Skyline clicando AQUI.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Diamantina