Moradores do bairro Bouganville, em Capelinha, procuraram a reportagem do ACONTECE para relatar o que estão considerando uma ocorrência assustadora, principalmente nos últimos três meses, de aparecimento de cobras e escorpiões nas residências da localidade (AS FOTOS DESTA MATÉRIA SÃO DE COBRAS E ESCORPIÕES ENCONTRADOS EM RESIDÊNCIAS NO BOUGANVILLE SOMENTE ESTA SEMANA). Também têm sido frequentes os relatos de acúmulo de lixo e entulho nas vias próximas ao bairro, favorecendo a proliferação de espécies peçonhentas.
“Estamos sendo vítimas da irresponsabilidade dos proprietários de lotes sujos, assim como também dos órgãos municipais, que não têm tomado nenhuma atitude” | MORADOR DO BOUGANVILLE, EM POSTAGEM NO GRUPO DE WHATSAPP DO BAIRRO
Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de março, um morador foi surpreendido com uma cobra jararaca dentro de sua residência, localizada na avenida Bouganville, a principal do bairro. “Acabamos de encontrar essa cobra aqui em nossa casa. A sorte é que meu filho mais velho viu, senão poderíamos ter sido vítimas da irresponsabilidade de alguns proprietários de lotes sujos, assim como também dos órgãos municipais, que não têm tomado nenhuma atitude contra esses irresponsáveis”, desabafou o morador em postagem no grupo de WhatsApp formado por moradores do bairro.
Ele divulgou um vídeo (VEJA ABAIXO) no qual mostra a cobra sendo morta com golpes de enxada. No dia anterior, uma outra espécie foi encontrada na rua Hortênsias. “Quando nós, moradores do Bouganville, pedimos que todos os donos dos lotes sujos capinem seus terrenos, é porque a coisa é séria”, alertou o morador.
DIA SIM, OUTRO TAMBÉM
E assim tem sido a rotina no bairro: relato seguido de relato de localização de cobras e escorpiões. Segundo os moradores, há casos em que, em uma única residência, foram encontrados mais de uma dezena de escorpiões, cujo perigo é conhecido de todos devido à alta letalidade de seu veneno, sobretudo para crianças e idosos. “Acredito eu nem na região central de Capelinha, que tem muitos casarões antigos, esteja ocorrendo tanta incidência de escorpiões como aqui no Bouganville”, relatou um morador do bairro, no grupo de WhatsApp dos moradores do Bouganville. “Aqui em casa já matei mais de dez exemplares deles, de todos os tamanhos”, contou outro morador.
“Aqui em casa já matei mais de dez exemplares deles, de todos os tamanhos” | MORADOR DO BOUGANVILLE, NO GRUPO DE WHATSAPP DO BAIRRO
LIXÃO CLANDESTINO
Segundo os relatos, a incidência tanto de cobras como de escorpiões está concentrada principalmente na rua Hortênsias, que é a última do bairro na direção ao loteamento vizinho Água Santa, mas têm casos nas demais ruas também. Entre os dois loteamentos – Bouganville e Água Santa –, há uma grande área com eucaliptos e vegetação rasteira que tem servido de descarga clandestina para lixo doméstico e comercial, além de restos de construção. “O primeiro passo é fazer com que parem de utilizar essa área como lixão irregular”, desabafou um morador.
A área que fica aos fundos da rua Hortênsias é de propriedade privada e está destinada à construção de um novo loteamento urbano. Como possui inclusive algumas vias de passagem já abertas, o local acaba por facilitar o despejo de entulho.
“O primeiro passo é fazer com que parem de utilizar essa área como lixão irregular” | MORADOR DO BOUGANVILLE
COMUNICADO DA PREFEITURA
Na mesma época em que as reclamações intensificaram no Bouganville, a Prefeitura de Capelinha emitiu um comunicado no qual fazia um alerta à população sobre o surgimento dos escorpiões nas áreas urbanas de Capelinha. “Este aracnídeo é endêmico em toda a nossa região, e normalmente é atraído por baratas e outros insetos e chega às residências através da rede de esgoto, sendo também encontrado em lotes com entulhos ou locais úmidos”, diz o comunicado.
Entre as dicas da prefeitura, estão “manter limpos os quintais, lotes e terrenos; dedetizar locais com incidência de baratas e outros insetos e evitar acúmulo de madeira e lenha”. A prefeitura recomenda ainda à população que “crie galinhas”. A ave é uma predadora natural dos escorpiões.
Na nota, a prefeitura não se posicionava sobre a limpeza da área entulhada ou dos lotes sujos. E nem se tomaria alguma medida no sentido de barrar o despejo ilegal de lixo e restos de construções nos locais impróprios, conforme os moradores denunciaram à época e que, segundo eles, continuam acontecendo.