Zé Mauro é homenageado com o Mérito Empresarial Federaminas 2016

O empresário José Amaro de Carvalho, o “Zé Mauro”, recebeu no último dia 12 de novembro, em solenidade realizada no Actuall Convention Hotel, em Contagem, a condecoração de “Mérito Empresarial”, concedida pela Federaminas (Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais).

A homenagem foi parte da programação do 19º Congresso da Federaminas, cujo lema este ano foi “Criar é Preciso”. Cerca de 800 convidados de todo o Estado participaram Do evento, representando 88 associações de Minas Gerais, dentre elas a ACIAC, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Capelinha. Além da esposa e dos filhos, Zé Mauro esteve acompanhado do presidente da ACIAC, Maurício Teixeira dos Santos Junior, da diretora Lílian de Barros Murta e da gerente Maria Geralda Alves.

Zé Mauro recebeu a condecoração de “Mérito Empresarial” após ser escolhido, em votação realizada junto a todos os associados da ACIAC, como o “Empresário do Ano 2016”. O anúncio do empresário do ano aconteceu no dia 28 de outubro, em solenidade no Clube Florae de Capelinha. Zé Mauro é dono da Construtora Carvalho e da Casa Carvalho Materiais de Construção. Como empreendedor imobiliário, é responsável pela implantação dos bairros Morada Nova I, Morada Nova II, Cidade Jardim e Esplanada, além de ter construído inúmeras casas no Jardim Aeroporto e outros bairros da cidade.

ENTREVISTA

“Foi como se estivesse recebendo uma medalha olímpica”

O que, na sua opinião, levou as pessoas a escolherem seu nome para “Empresário do Ano”?

Meu primeiro dever é agradecer a Deus por todas as bênçãos em minha vida. Acho que esse reconhecimento está relacionado a muitos fatores, como o profissionalismo da nossa equipe, o nosso comprometimento e a contribuição da empresa para o crescimento de Capelinha. Sem dúvida, a qualidade nos serviços que oferecemos tanto na Construtora Carvalho como na Casa Carvalho pesaram muito. Também acho que ajudou o fato de que eu sou uma pessoa de fácil negociação, que tenho um compromisso pessoal com o crescimento sustentável de Capelinha, minha cidade natal. Tenho comigo que ser o empresário destaque de 2016 foi como receber uma medalha olímpica.

O que acha que levou Capelinha a se destacar e crescer tanto nos últimos anos?

Acredita que este crescimento foi impulsionado pelo setor privado, em parceria com os órgãos públicos. No que diz especificamente ao ramo da construção civil, outro fator relevante foi a chegada da Caixa Econômica Federal na cidade, que abriu possibilidades maiores na aquisição da casa própria para as pessoas de baixa renda, através das suas linhas de financiamentos. Com isso, foi possível investir neste segmento, gerando emprego e renda, propiciando o aquecimento da economia local e ainda vislumbrando a exploração de novas áreas habitacionais, com o surgimento de inúmeros bairros residenciais.

Quais são os planos da Construtora Carvalho para os próximos anos?

Acho arriscado falar sobre investimentos futuros, pois o Brasil está passando por uma fase delicada na economia. Até por isso, não pretendo expandir meus investimentos para outras cidades da região, pelo menos por enquanto. É preciso também aguardar a nova gestão municipal, já que a administração pública de uma cidade reflete em qualquer setor empresarial. No caso da construção civil, tenho certo receio pela estabilização desse mercado nos próximos dez anos, caso não haja investimentos em Capelinha no setor industrial, para gerar mais emprego e renda. Outra bandeira que não Capelinha não pode deixar de lado é a vinda da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), que irá atrair estudantes de diversas localidades e certamente aquecer em muito a economia local.

Qual conselho gostaria de passar para quem se mira em sua trajetória como um exemplo de sucesso?

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas com certeza é preciso muita dedicação, trabalho, planejamento, conhecimento do mercado, calcular riscos e, acima de tudo, saber escolher sua equipe de trabalho e parceiros para garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes. Quanto à premiação, quero deixar aqui registrado o meu agradecimento a todos aqueles que sempre confiaram no meu trabalho. Considero esta premiação como a conquista de um sonho, pois concorri com empresários de altíssimo padrão. Quero compartilhar essa conquista com todos os meus familiares e também com a comunidade capelinhense.

Fonte: Jornal Acontece – Edição 83 – Novembro de 2016 | É permitida a reprodução deste conteúdo por outros meios de comunicação, desde que citada a fonte integralmente.