Capelinhense divulga vídeo em alerta sobre crescimento de casos de suicídio no Brasil

Por João Sampaio, Jornalista, Diretor do Jornal Acontece

A bancária capelinhense Luciana Lopes divulgou nesta semana, pelas redes sociais, um vídeo no qual faz um emocionante alerta sobre o crescimento dos casos de suicídio no país e no mundo e chama para a necessidade do diálogo e da empatia como medidas de prevenção e cuidado. (veja o vídeo no final desta matéria).

O vídeo começa com o relato pessoal de Luciana, mãe do estudante Cristian Junior, que, em 5 de junho do ano passado, cometeu suicídio aos 20 anos de idade. Luciana conta que a família o tinha como uma pessoa feliz, de muitas e verdadeiras amizades, inteligente e amoroso. “O suicídio é um assunto tabu, que exige atenção de todos”, ressalta Luciana.

Estatísticas

Ela cita dados da OMS (Organização Mundial da Saúde):

– Atualmente, a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil

– No ano passado, foram 32 casos por dia no Brasil

– Entre 2011 e 2017, houve um crescimento de 12% nos casos no país

“Hoje, depois de perder um pedaço do meu coração, eu participo de um grupo de mães que passaram pela mesma dor, pois seus filhos também cometeram suicídio. Infelizmente, nós somos muitas. E a cada dia esse grupo cresce, e é assustador”, relata Luciana. Para ela, o enfrentamento do tema é uma necessidade dos tempos de hoje.

“Diferente do que prega o senso comum, discutir o problema é uma boa estratégia para combatê-lo. Falar de modo coerente e franco sobre o suicídio fortalece o vínculo com a pessoa, ela se sente acolhida e respeitada por alguém que se interessa pelo seu sofrimento. Conversar sobre o suicídio não incentiva ninguém a cometê-lo”

LUCIANA LOPES

Setembro Amarelo

Denominado “Setembro Amarelo”, o próximo mês é mundialmente dedicado à prevenção do suicídio. No vídeo, Luciana conta que o grupo de mães do qual participa decidiu romper o silêncio que cerca o assunto. Uma das ações programadas será uma passeata em Recife (PE), nos dias 14 e 15 de setembro, visando chamar atenção do país para o problema.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no link do Centro de Valorização da Vida, o CVV: https://www.cvv.org.br/