Entidades apresentam resultados de projetos apoiados pela Aperam

Os resultados de seis projetos desenvolvidos com o apoio da Aperam nas comunidades do Vale do Jequitinhonha foram apresentados, na semana (de 21 a 24/08), durante solenidades de inauguração, realizadas nas localidades da região. Representantes do poder público, da Emater-MG e demais autoridades locais marcaram presença nos eventos.

Viabilizadas por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita 2017/2018, as iniciativas contam com a parceria da Aperam BioEnergia, Emater-MG; AMPLIAR, ASCOPI e Câmara de Vereadores de Minas Novas; prefeituras de Itamarandiba, Veredinha e Minas Novas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba e demais apoiadores locais.

Dos 14 projetos selecionados pela Fundação Aperam Acesita, nesta edição, oito foram realizados no Vale do Jequitinhonha. Cerca de 1.700 pessoas foram beneficiadas pelos projetos promovidos por organizações sociais de comunidades dos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Veredinha e Minas Novas.

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o apoio ao desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha tem mudado a realidade da região. 

“Acreditamos no potencial das comunidades e reconhecemos as habilidades dessas pessoas. Por isso, investimos em iniciativas que valorizem os talentos das comunidades”

VENILSON VITORINO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA

Conclusão do projeto de construção de fossas sépticas na comunidade de Setúbal, em Itamarandiba
Reforma e ampliação da sede da associação comunitária de Dom Serafim e Braúnas

Incentivo

Na avaliação do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, o diálogo entre a prefeitura e a Aperam BioEnergia fortalece as ações que beneficiam o município.

“A Aperam está sempre aberta a novas parcerias e queremos afinar ainda mais esse laço para que as nossas comunidades se desenvolvam de forma mais sustentável. Assim, poderemos ampliar o desenvolvimento da nossa cidade”

LUIZ FERNANDO ALVES, PREFEITO DE ITAMARANDIBA

Parceria

Presente no evento realizado na comunidade de Ponte Nova, em Capelinha, o gerente regional da Emater-MG, Valmar Gonçalves de Souza, reforçou o apoio da instituição em parcerias que valorizem a agricultura. 

“Iniciativas como essa nos motiva a continuar trabalhando. Nosso papel é fazer com que esse trabalho envolva ainda mais as comunidades. Que essa ação continue reunindo forças e promovendo o crescimento dessa atividade na região”

VALMAR GONÇALVES DE SOUZA, GERENTE REGIONAL DA EMATER-MG

Cidadania

A presidente da Câmara Municipal de Minas Novas, Fátima de Lourdes Martins Almeida, prestigiou a apresentação do projeto sobre educação e cidadania realizado pela Escola Estadual de Ribeirão dos Santos, localizada na comunidade de mesmo nome.

“Estou encantada com o projeto. Essa é mais uma prova de que a interação entre os poderes e a Aperam gera mais oportunidades. Agora, os alunos e toda comunidade escolar poderão colher os frutos e multiplicar o que foi aprendido nas oficinas”

VEREADORA FÁTIMA DE LOURDES MARTINS ALMEIDA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MINAS NOVAS

Resultados

Os ganhos do projeto realizado na comunidade de Setúbal, em Itamarandiba, foram inúmeros, segundo o vice-presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Setúbal, João Lemos.

“A construção de 12 fossas sépticas em nossa comunidade trouxe resultados muito positivos. Gerou trabalho para os moradores, além de qualidade de vida e saúde pra gente. Somos muito gratos à Aperam por essa grande realização”

JOÃO LEMOS, VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PEQUENOS PRODUTORES DE SETÚBAL

Qualidade de vida

Outras iniciativas envolvem ações que contribuem diretamente na melhoria da qualidade de vida da população, como o investimento na infraestrutura do Centro Comunitário local, como na reforma da sede da Associação Comunitária de Dom Serafim e Braúnas ou mesmo na construção de uma sede própria, caso do Centro Comunitário de Vendinhas, zona rural de Capelinha.

Em Turmalina, a Associação de Amigos da Biblioteca Municipal Mestre Augusta investiu em um projeto de educação socioambiental, principalmente, com crianças e adolescentes. Educação e cidadania foram o tema do projeto da Caixa Escolar Professora Ritinha Gomes, em Minas Novas, junto à comunidade escolar local. Em Veredinha, o Clube das Mães também procurou incentivar a educação das crianças da comunidade e investiu em infraestrutura e equipamentos para aprendizagem.

Em Capelinha, as iniciativas da Associação das Famílias dos Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova/Campinho se voltaram para empreendedorismo e geração de renda com a implantação de dois apiários na comunidade. O mesmo objetivo também seguiu a Associação das Famílias dos Pequenos Produtores Rurais do Cisqueiro, mas com a implantação de 42 pomares domésticos.

Edital de Projetos

O Edital de Projetos 2018 da Fundação Aperam Acesita contemplará novos projetos de organizações sociais das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha com recursos para realização de atividades nas comunidades do entorno da Aperam South America e Aperam BioEnergia. O processo está em fase de seleção e será divulgado até o dia 3 de setembro.

Nas últimas cinco edições, o Edital de Projetos beneficiou mais de 4 mil pessoas, por meio de 50 projetos, com investimentos de aproximadamente meio milhão de reais, em iniciativas das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. A Fundação também acompanha todas as etapas de execução dos projetos, prestando consultoria às organizações envolvidas.


FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA