A possibilidade de tirar dúvidas com professores, técnicos e alunos da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) na hora, de forma praticamente individualizada, é a maior novidade apresentada na programação da 3ª FERAGRO – Feira Regional de Máquinas, Equipamentos e Insumos Agropecuários –, que acontece nos dias 22, 23 e 24 deste mês de março em Capelinha/MG.
“Iremos participar da FERAGRO oferecendo o nosso maior capital, que é o conhecimento” | JOERLEY MOREIRA, PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFVJM
As equipes da UFVJM prestarão atendimento tecnológico, de forma gratuita e voluntária, em um espaço exclusivo dentro do Parque de Exposições de Capelinha. A ideia, segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFVJM, professor Joerley Moreira, é que produtores de todos os portes e atividades tenham a oportunidade de tirar dúvidas com os professores, técnicos e alunos da UFVJM que estarão em Capelinha nos três dias do evento. “Iremos participar da FERAGRO oferecendo o nosso maior capital, que é o conhecimento”, afirma Joerley.
Além do espaço para atendimento tecnológico, a UFVJM terá um outro estande, localizado na entrada do Parque de Exposições, ao lado do setor de credenciamento, e que será voltado exclusivamente para a divulgação institucional da universidade, com informações sobre cursos e atividades de extensão, por exemplo.
A parceria entre a FERAGRO e a UFVJM foi oficializada no dia 27 de fevereiro, em uma reunião na Proexc (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura), no campus JK, em Diamantina. Participaram do encontro, representando a Comissão Organizadora da FERAGRO, o gerente da Regional Capelinha da EMATER-MG, Valmar Gonçalves, e o secretário Municipal de Agricultura de Capelinha, Paulo Alvim Junior. A UFVJM esteve representada pelo pró-reitor Joerley Moreira, o assessor de Assuntos Estratégicos, Cássio Cardoso, e os professores Daniel Ferreira da Silva (chefe do Departamento de Agronomia), Ângelo Pinto Leite (Departamento de Engenharia Florestal) e Marcela Azevedo Magalhães (Departamento de Zootecnia).
AVALIAÇÕES
Na avaliação do gerente da Regional Capelinha da EMATER-MG, Valmar Gonçalves, “a participação da UFVJM nesta edição da FERAGRO sela uma parceria que veio para ficar, pois trata-se de uma instituição de grande respeito e potencialidade para toda a nossa região”.
Já o presidente da ACIAC (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capelinha), Maurício Teixeira dos Santos Junior, ressalta a força que tem a UFVJM para toda a região: “A UFVJM é um dos maiores orgulhos de nossa região e, por isso, tê-la como parceira na FERAGRO é motivo de muita satisfação”, diz.
O secretário Paulo Alvim Junior, por sua vez, lembra que a Prefeitura de Capelinha e a UFVJM possuem relações historicamente muito positivas: “Existe um potencial muito grande de atuação da UFVJM em Capelinha e, por isso, sua participação na FERAGRO deve ser vista como mais um passo no sentido de uma aproximação ainda maior com esta instituição”.
PALESTRAS ABORDAM TEMAS DE INTERESSE DIRETO DA REGIÃO
Além do atendimento tecnológico da UFVJM, a programação da 3ª FERAGRO conta com muitas outras atrações para o agricultor familiar e toda a rede do agronegócio participante. Haverá palestras abordando o manejo e comercialização nas culturas de eucalipto e também café; o gerenciamento de pecuária de leite; a agroecologia e a produção orgânica e inovações na produção de hortaliças. Todas as palestras acontecerão no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio, anexo ao Parque de Exposições de Capelinha, mesmo local onde ocorrerá a abertura oficial do evento, às 9h do dia 22.
A programação da 3ª FERAGRO prevê ainda dois workshops: um abordando a apicultura no Vale do Jequitinhonha e um outro sobre as perspectivas de mercado para o café conilon. Também haverá feira de touros do Programa Pró-Genética e feira de fêmeas bovinas e de exemplares equinos. Nos três dias da FERAGRO, haverá plantão técnico da EMATER-MG, da ACIAC e da Prefeitura Municipal de Capelinha, além de rodadas de negócios, feira de artesanato e feira da agricultura familiar.
FERAGRO GERA NEGÓCIOS ANTES, DURANTE E DEPOIS DA FEIRA
A 3ª FERAGRO será a melhor oportunidade do ano para que produtores da agricultura familiar e demais elos da cadeia do agronegócio do Nordeste Mineiro realizem bons negócios este ano. Nas duas edições anteriores, 2016 e 2017, a feira movimentou, respectivamente R$ 5 milhões e R$ 8 milhões em negócios gerados na própria feira, fora um volume expressivo de contratações realizadas após o evento, mas ali iniciadas. Para este ano, a expectativa é de cifras ainda melhores, já que a economia tem dado sinais de recuperação, sobretudo nos diversos segmentos da agricultura familiar e do agronegócio.
A 3ª FERAGRO é uma realização da ACIAC (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capelinha), Prefeitura Municipal de Capelinha e Regional Capelinha da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), com patrocínio oficial do Bradesco e do Banco do Nordeste. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e fácil estacionamento. Haverá ainda uma praça de alimentação funcionando nos três dias da feira. A expectativa é que, assim como em 2016 e 2017, a 3ª FERAGRO atraia empresas de todas as regiões de Minas e até mesmo de outras partes do país.
INFORMAÇÕES
Para mais informações, procure a ACIAC pelo telefone: (33) 3516-1414 ou pelo email: aciac_spc@yahoo.com.br.
Legenda da foto: Reunião na UFVJM, dia 27 de fevereiro, na qual foi oficializada a parceria com a Feragro. Participantes: pró-reitor Joerley Moreira; assessor de Assuntos Estratégicos, Cássio Cardoso; professores Daniel Ferreira da Silva, Ângelo Pinto Leite e Marcela Azevedo Magalhães; gerente da Regional Capelinha da EMATER-MG, Valmar Gonçalves; e o secretário Municipal de Agricultura de Capelinha, Paulo Alvim Junior
Crédito: Acontece/Divulgação