SIGA A PÁGINA DO JORNAL ACONTECE NO FACEBOOK E CONCORRA A UM SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY J5 >>>>>>>CLIQUE AQUI
A Solatio, empresa espanhola especializada em energia solar, vendeu para a Cemig 250 megawatt a serem produzidos pela Usina Léo Silveira, em Várzea da Palma, no Norte de Minas, viabilizando o empreendimento no município. O leilão da Cemig para a compra da produção futura de usinas renováveis foi realizado ontem, dia 6 de junho. A companhia elétrica mineira adquiriu 431,49 megawatts médios de energia solar e eólica. Mais da metade foi comprada da Solatio, que espera vender em breve pelo menos mais 400 megawatt. Os contratos de fornecimento têm 20 anos de duração e a expectativa é que o fornecimento comece em 2022.
A Solatio já construiu no Brasil a maior usina de energia solar da América Latina e a terceira maior do mundo, que fica em Pirapora, também no Norte de Minas. A usina em Pirapora começou a operar no final do ano passado. Localizada em um terreno equivalente a 1.500 campos de futebol, tem a capacidade de 400 MW, o suficiente para fornecer energia para 420 mil casas durante um ano.
O empreendimento em Várzea da Palma recebeu o nome de Léo Silveira em homenagem ao ex-prefeito de Pirapora e atual secretário de Planejamento e Gestão de Diamantina (MG). As articulações realizadas por Léo Silveira enquanto era prefeito de Pirapora (2012/2016) foram fundamentais para viabilizar a implantação e o funcionamento da usina em Minas. “Fico muito honrado com a homenagem e feliz com esse empreendimento que gerará emprego, renda e energia limpa”, declarou.
VÁRZEA DA PALMA
A Solatio prepara a construção da Usina de Várzea da Palma ao longo de 2020, e o planejamento é que ela seja maior que a de Pirapora. Com mais de 20 anos de experiência em projetos de energia elétrica e há dez anos construindo usinas na Europa, a Solatio é a empresa líder em projetos fotovoltaicos no Brasil.
A escolha da região Norte de Minas para a operação das usinas é decorrente da capacidade de conexão com redes de distribuição de energia, segundo Léo Silveira. Apenas em Pirapora, a instalação da usina gerou centenas de empregos diretos e milhares de indiretos, com investimentos de cerca de R$ 1,6 bilhão.
Veja como foi a construção da usina em Pirapora clicando NESTE LINK.
SIGA A PÁGINA DO JORNAL ACONTECE NO FACEBOOK E CONCORRA A UM SMARTPHONE SAMSUNG GALAXY J5 >>>>>>>CLIQUE AQUI
LEGENDA: O ex-prefeito de Pirapora e atual Secretário de Planejamento e Gestão de Diamantina, Léo Silveira, e o presidente da Solatio no Brasil, Pedro Vaquer, em audiência com primeiro escalão do governo e parlamentares (FOTO: SOLATIO – ARQUIVO – 24/06/2015)