A parceria da Aperam com as comunidades e o apoio a seu desenvolvimento no Vale do Jequitinhonha gerou novos frutos. Em eventos entre os dias 21 e 24 de agosto, nas cidades da região, organizações sociais locais apresentam esses resultados e as conclusões das iniciativas viabilizadas pela parceria com a Aperam por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita.
Na região, quase 1.700 pessoas foram beneficiadas pelos oito projetos apoiados nesta temporada 2017/2018.
“Nossa satisfação é muita grande em ver mais essa etapa concluída. Os projetos proporcionam diversos ganhos, mas o maior é o fortalecimento de um senso de comunidade, de associativismo, da busca de um propósito em comum pelas pessoas” | RAIMUNDO LIMA, GESTOR DE RELACIONAMENTO COM AS COMUNIDADES DA APERAM BIOENERGIA
“Temos um princípio fundamental em nosso trabalho: acreditamos que cada pessoa tem em si o poder de transformar o mundo à sua volta, por isso investimos em iniciativas que desenvolvam esse propósito” | VENILSON VITORINO, PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO APERAM ACESITA
O Edital de Projetos visa promover o desenvolvimento de programas e projetos sociais nas comunidades situadas nas áreas de influência e atuação da Aperam South America e da Aperam BioEnergia, de forma a contribuir com o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades.
Nas últimas cinco edições, o Edital de Projetos beneficiou mais de 4 mil pessoas, por meio de 50 projetos, e investimentos de aproximadamente meio milhão de reais em iniciativas das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha.
Em 2017, foram 56 projetos inscritos entre 12/06 e 31/07, destes, 14 projetos foram selecionados, sendo oito do Vale do Jequitinhonha. A Fundação também acompanha todas as etapas de execução dos projetos, prestando consultoria às organizações envolvidas.
Reunião de assinatura dos projetos em 2017
Transformação e Qualidade de Vida
As iniciativas envolvem melhorias direta na qualidade de vida, como a construção de fossa séptica que beneficiam famílias de pequenos produtores na comunidade rural de Setúbal, em Itamarandiba.
Outras investiram na infraestrutura do Centro Comunitário local, como na reforma da sede da Associação Comunitária de Dom Serafim e Braúnas ou mesmo na construção de uma sede própria, caso do Centro Comunitário de Vendinhas, zona rural de Capelinha.
Em Turmalina, a Associação de Amigos da Biblioteca Municipal Mestre Augusta investiu em um projeto de educação socioambiental, principalmente, com crianças e adolescentes. Educação e cidadania foram o tema do projeto da Caixa Escolar Professora Ritinha Gomes junto à comunidade escolar local.
Em Veredinha, o Clube das Mães também procurou incentivar a educação das crianças da comunidade e investiu em infraestrutura e equipamentos para aprendizagem.
Em Capelinha, as iniciativas da Associação das Famílias dos Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova/Campinho se voltaram para empreendedorismo e geração de renda com a implantação de dois apiários na comunidade.
O mesmo objetivo também seguiu a Associação das Famílias dos Pequenos Produtores Rurais do Cisqueiro, mas com a implantação de 42 pomares domésticos.
Serviço – Agenda
EVENTOS DE CONCLUSÃO DAS INICIATIVAS APOIADAS PELO EDITAL DE PROJETOS 2017/2018
21/08 (terça-feira)
15h – Itamarandiba / Setúbal: Inauguração da fossa séptica
22/08 (quarta-feira)
9h – Itamarandiba / Dom Serafim: Inauguração da reforma e ampliação do Centro Comunitário
15h – Capelinha / Ponte Nova: Conclusão do projeto “Apicultura – Produzir com Responsabilidade Ambiental”
23/08 (quinta-feira)
9h – Capelinha / Vendinhas: Inauguração da construção do Centro Comunitário
15h – Veredinha: Conclusão do projeto “Caminhos do Saber” – Instituto Educacional Infantil Pequeno Príncipe
24/08 (sexta-feira)
9h – Minas Novas / Ribeirão dos Santos: Conclusão do projeto “Meu Encanto – Caixa Escolar Professora Ritinha Gomes”
FONTE: COMUNICAÇÃO DA APERAM BIOENERGIA