Aperam BioEnergia planta 600 mudas de árvores no Vale do Jequitinhonha

A Aperam BioEnergia iniciou neste mês o plantio de 600 mudas de árvores nativas nas comunidades de abrangência da empresa, o “Plantando Arvores”. A ação faz parte da programação aberta no mês de setembro em comemoração ao Dia da Árvore. “No período das celebrações, estávamos em estiagem,  foi preciso postergar essa ação prevista em nosso calendário, para realizar o plantio nas chuvas. Agora, o momento é propício para florestar. Por isso, estamos plantando árvores nativas diversas em cada comunidade”, relata o coordenador de projetos da Fundação Aperam Acesita, Phillipe Viana. 

O local do plantio é escolhido junto às  comunidades durante  reuniões realizadas por meio do projeto Diálogo Comunidade, que tem como objetivo buscar fortalecer os laços entre as comunidades e a empresa. 

Ainda de acordo com Phillipe, “as comunidades são nossas maiores parceiras na preservação ambiental. Hoje conseguimos reunir três gerações da mesma família nessa ação, e o que mais nos motiva são os feedbacks. Muitas dessas comunidades nos procuram para obter mais mudas para florestar outras áreas”.

Dentre as comunidades de abrangência que já foram beneficiadas estão:  Ponte Nova, Vendinhas,  São Caetano, Bonfim, Setúbal, Bem Posta, Forquilha, Ribeirão da Folha, José Silva, Atoleiro, Dom Serafim e Lagoa Grande

A iniciativa conta com a parceria da Fundação Aperam Acesita, que tem como missão promover o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde a Aperam South America e Aperam BioEnergia mantêm suas principais atividades. 

A educação ambiental é um dos pilares da Fundação, segundo observa Venilson Vitorino, presidente da instituição, que incentiva uma conduta cidadã, sustentável e integrada ao meio ambiente, incluindo comportamentos e práticas sustentáveis, como forma de manter a biodiversidade local e melhorar a qualidade de vida das comunidades. “Dentre as atividades que desenvolvemos em setembro, realizamos a Gincana Ambiental. Essa iniciativa desafiou alunos a arrecadarem garrafas pets. A ação fortaleceu o projeto que desenvolvemos junto à Aperam BioEnergia, o Dê Alças à Reciclagem”, conta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.