A gestão responsável dos recursos leva à sustentabilidade de uma organização social. Com esse foco, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita promoveram o 2º Seminário para Organizações Sociais. Realizado na terça-feira (13/11), no auditório da Prefeitura de Turmalina, o encontro reuniu cerca de 120 representantes do terceiro setor. Aproximadamente, 60 instituições sociais parceiras da Aperam no Vale do Jequitinhonha foram representadas no evento.
Na avaliação do presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o debate sobre práticas de gestão no terceiro setor deve ser constante para que as organizações sociais busquem sempre o seu autodesenvolvimento. “O Seminário permite a troca de experiências e a oportunidade de aprendizado sobre práticas da gestão social que contribuem de maneira efetiva no cotidiano das instituições”, ressaltou Venilson.
Para o prefeito de Turmalina, Carlinhos Barbosa, o Seminário proporcionou maior acesso ao conhecimento, o que é fundamental para as organizações sociais e empreendimentos do município. “Temos a satisfação de estabelecer parcerias com a Aperam, que estão beneficiando a nossa cidade e toda a região. A exemplo deste seminário, que irá gerar muitos projetos daqui para frente”, declarou.
Aprendizado
A programação foi aberta com o momento cultural conduzido pelo presidente da Associação da Biblioteca Pública Mestra Augusta, de Turmalina, Gilmar Souza. Em sua apresentação, Gilmar descontraiu o público presente com “contos de causos”.
Em seguida, o tema “Estratégias de captação de recursos: parcerias com a administração pública e (não) tributação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)” foi apresentado pela advogada especialista em Direito Público e em Gestão Estratégica de Direito do Terceiro Setor da OAB/MG, Bianca Monteiro Silva. Posteriormente, o palestrante Hudson Roberto Lino, que é assistente social e gerente executivo da Associação Beneficente Ágape (ABA), abordou o tema “Boas práticas de gestão planejada, estratégica e com bons resultados”.
Outra convidada especial do 2º Seminário para as Organizações Sociais foi a artesã Ana Lúcia da Silva Franco, que teve uma das suas principais criações como parte da cenografia da novela “I love Paraisópolis”: a almofada de fuxico. A empreendedora social e líder do grupo Fuxicarte relatou suas experiências durante a palestra “Empreendedorismo social: Ana Lúcia, a artesã que conquistou a França com seu carisma e criatividade”.
Aula de empreendedorismo social
Para o contador Eden Leonardo Costa Camargos Sena, representante da Associação dos Municípios Abrigo Institucional da Comarca de Minas Novas (Adomai), os conhecimentos sobre as práticas de uma gestão eficiente, planejamentos e bons resultados vão aprimorar as ações da entidade a partir de agora.
“Tivemos uma verdadeira aula de empreendedorismo social. O Seminário nos mostrou como podemos vencer as nossas dificuldades, especificamente a financeira, além de elaboração de projetos e captação de recursos”, declara Leonardo. “O apoio dado às organizações sociais da nossa região pela Aperam as fortalece para enfrentar as adversidades”, completa o representante da Adomai.
Doações
As contribuições arrecadadas nas inscrições do 2º Seminário para as Organizações Sociais somaram 56,4 quilos de alimentos não perecíveis e sete litros de óleo de soja. As doações foram encaminhadas para o Hospital São Vicente de Paulo, de Turmalina, por meio da representante da instituição Margaret Maria Cordeiro dos Santos.
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA