Duas comitivas de estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as unidades da Aperam BioEnergia na última semana de novembro. As visitas integram o programa Conhecendo a Aperam BioEnergia e tiveram o objetivo de apresentar as mais modernas tecnologias desenvolvidas pela empresa para a produção do carvão vegetal, principal matéria-prima do Aço Verde Aperam, produzido pela siderúrgica mundial Aperam South America.
Ao passar pelas unidades de Capelinha e Turmalina, 24 estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais – São João Evangelista (IFMG/SJE) puderam compreender o funcionamento da cadeia produtiva do Aço Verde Aperam e seus benefícios, durante visita realizada na sexta-feira (23/11). O processo de colheita de eucalipto, bem como uma área em fase de recuperação pela Aperam BioEnergia, também foram visitados pela comitiva de estudantes.
Na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Palmeiras, localizada em Turmalina, os estudantes tiveram acesso ao maior forno do mundo para a produção do carvão: o FAP 2000. Também viram de perto o novo queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, tecnologia desenvolvida pela Aperam BioEnergia.
No sábado (24/11), foi a vez da comitiva de estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Polo de Turmalina conhecer a unidade de Itamarandiba. O roteiro da visita começou pelo Viveiro onde conheceram a produção de mudas, passando pelo Laboratório Entomológico, onde é desenvolvido o Controle Biológico de Pragas do Eucalipto; e a área de Melhoramento Genético, para conhecer o desenvolvimento de novas espécies. A visita foi finalizada na área de plantio.
Teoria e prática
Pela segunda vez acompanhando uma turma de estudantes em visita à Aperam BioEnergia, a professora do curso de Engenharia Florestal do IFMG/SJE, Caroline Junqueira Sartori, se impressionou com a oportunidade de conhecer a UPER Palmeiras. “Como professora e profissional atuante na área de Tecnologia da Madeira foi gratificante a oportunidade de ver de perto o maior forno de produção de carvão vegetal do mundo. Além de todas as etapas do processo que complementam o conteúdo teórico visto em sala de aula, permitindo uma visão prática do setor de produção de carvão vegetal em escala industrial”, detalhou Caroline.
O conhecimento teórico-prático sobre a realidade da produção do carvão vegetal foi o principal destaque da visita à Aperam BioEnergia para a estudante do 8º período de Engenharia Florestal, Layane Mourão Cordeiro, de 21 anos. “Tanto a oportunidade de conhecer o Feller Buncher e como funciona o processo de colheita, quanto conhecer o maior forno de carvão do mundo, o FAP 2000, e todo o processo e controle na produção; além do queimador de gases, como uma medida positiva para o ambiente foi enriquecedor. Pude perceber quão exigente devem ser a administração dos processos para resolução de problemas”, comentou a estudante.
Experiência compartilhada
Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, toda a empresa se sente honrada em compartilhar as informações sobre o processo de produção do carvão vegetal. “A Aperam BioEnergia conquistou uma posição de destaque no mercado florestal com as tecnologias que vêm implantando ao longo de sua história. Isso é fruto de um trabalho feito por um time engajado. Poder transmitir o nosso conhecimento inovador e as tecnologias pioneiras da empresa é um privilégio”, ressalta o gestor.
FONTE: COMUNICAÇÃO APERAM BIOENERGIA