O engajamento das comunidades em ações que conscientizem sobre a importância da preservação do meio ambiente e geração de renda para as comunidades está entre as principais ações do projeto Dê Alças à Reciclagem. Criado e conduzido pela Aperam BioEnergia, o projeto teve mais uma etapa concluída, nos dias 7 e 10 de dezembro, com a realização de eventos de encerramento da gincana escolar de arrecadação de garrafas pet recicláveis.
Cerca de 2.500 estudantes e professores das escolas estaduais São João Batista e Coronel Jonas Câmara, de Itamarandiba, participaram ativamente do desafio proposto durante a gincana.
No encerramento, a turma de cada escola que obteve maior arrecadação foi gratificada com brindes para marcar o empenho na ação promovida.
Para reforçar a importância da ação para evitar o impacto ambiental, as equipes de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Aperam BioEnergia ministraram uma palestra sobre o programa “Dê Alças à Reciclagem”. Também foram apresentados os indicadores sobre reciclagem no Brasil e a importância da reutilização de produtos descartáveis.
Bons resultados
Ao todo, as duas escolas participantes arrecadaram quase 3.500 pets, que serão destinados à comunidade de Santa Joana, também de Itamarandiba. O material será matéria-prima para a produção de 175 vassouras recicladas. A Aperam BioEnergia conta também com a participação das comunidades e de seus empregados em campanhas para arrecadação dos recicláveis.
Na Escola Estadual São João Batista, os alunos foram preparados nas aulas de Biologia e Física para participar da gincana, por meio de um debate sobre descarte correto de resíduos e reciclagem, segundo a diretora Maria de Jesus Xavier. “O resultado foi notório quando os alunos deixaram de competir e passaram a arrecadar e doar pets com objetivo de preservar o meio ambiente e garantir matéria-prima para a comunidade de Santa Joana”, conta a diretora da escola.
Geração de renda
A comunidade de Santa Joana passou a integrar o “Dê Alças à Reciclagem” no desdobramento do projeto, quando a Aperam BioEnergia, em parceria com o Senar-MG e os Sindicatos dos Produtores Rurais de Itamarandiba, levou o curso de “Reciclagem de garrafa pet” para os moradores da localidade. O curso ensinou a construir maquinário artesanal, além de ensinar a reutilizar as garrafas integralmente.
Segundo o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a riqueza do projeto “Dê Alças à Reciclagem” está nos conceitos que envolvem a sustentabilidade: preservação do meio ambiente e geração de renda. “O projeto também viabiliza uma alternativa de trabalho para as comunidades localizadas no entorno da BioEnergia, além de exercermos um importante papel para a preservação ambiental, deixando de descartar resíduos plásticos. Poucos sabem, mas seu descarte inadequado representa um enorme perigo para o meio ambiente”, alerta Raimundo.
Dê Alças à Reciclagem
Com a metáfora da frase popular “dê asas à imaginação”, o nome do projeto “Dê alças à reciclagem” traduz o seu principal objetivo: reutilizar materiais descartáveis para a produção de novos produtos. A iniciativa começou com o reaproveitamento de banners da Aperam BioEnergia como matéria-prima para produzir sacolas retornáveis. O projeto foi lançado em novembro de 2017 com o intuito de fomentar mais uma atividade profissional para os familiares dos integrantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Setúbal.
Coleta de materiais
Quer ajudar? As garrafas pet e os banners em lona podem ser entregues nos escritórios de Capelinha e Itamarandiba da Aperam BioEnergia.
FONTE: COMUNICAÇÃO BIOENERGIA