Em 2006, Vilson apresentou para a diretoria da Fetaemg uma ideia: criar uma Feira de Agricultura Familiar em Minas Gerais nos moldes dos grandes eventos realizados na Europa. Assim nascia a AgriMinas. Trezes anos depois, o evento é reconhecido como a maior Feira de Agricultura Familiar do Brasil. A cada ano, passam pela Feira centenas de expositores e milhares de visitantes de todas as regiões do estado e do país.
O sucesso da AgriMinas cresce a cada edição. Por isso, em 2019, a Feira vem com uma novidade. Tradicionalmente organizada na Serraria Souza Pinto, este ano a AgriMinas será realizada de 7 à 11 de agosto no Expominas, maior Centro de Eventos de Minas Gerais. Serão 250 empreendimentos e mais de 600 expositores oferecendo o que de melhor a Agricultura Familiar produz no Estado. O evento contará também com um espaço reservado para a apresentação de inovações tecnológicas, além de oficinas de artesanato, praça de alimentação e atrações culturais.
De acordo com o hoje deputado federal Vilson da Fetaemg (PSB), a AgriMinas segue ampliando a sua projeção porque a realização da Feira vai de encontro à uma concepção moderna do que representa a Agricultura Familiar. “A maior conquista da AgriMinas é unir o campo e a cidade. Cada vez mais as pessoas procuram alimentos de qualidade produzidos de forma sustentável e sem agredir o Meio Ambiente. Chegamos à 13ª edição renovando a certeza de que é preciso seguir fortalecendo a Agricultura Familiar e mostrando para a população o trabalho realizado por este setor que emprega milhões de famílias e produz mais de 70% dos alimentos que chegam até a mesa dos brasileiros”.
A abertura da AgriMinas será no Expominas dia 7 de agosto, quarta-feira, às 15 horas. Estão confirmadas as presenças, entre outras autoridades, do governador Romeu Zema, do vice-governador Paulo Brant, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e da secretária estadual de Agricultura, Ana Maria Valentini.